Quem já tentou obter atendimento Genius em uma das duas Apple Retail Stores brasileiras sabe que não é algo muito simples/rápido de se conseguir. Desde as inaugurações em ambas as lojas há sobrecarga de atendimentos e conseguir agendar um horário é muito, muito difícil. Pois parece que um fiscal do Procon Estadual, que segundo apuramos visitou a loja para obter suporte como consumidor, ficou “putinho” com isso.
Conforme contou o blog Gente Boa (do Globo), a loja da Apple no VillageMall — no Rio de Janeiro (RJ) — foi autuada ontem devido a “falta de atendimento presencial na assistência técnica”. Fábio Domingos, diretor de fiscalização, declarou que isso “ofende a dignidade do consumidor”.
A Apple se defendeu explicando que desde sempre os atendimentos no Genius Bar são por horário marcado, agendável pela internet. Ainda que seja algo difícil de se fazer, é fato que todos os dias um certo grupo de clientes consegue pois os profissionais estão sempre ocupados. Na loja do MorumbiShopping, em São Paulo (SP), a sobrecarga é um pouco menor pois o staff é composto de mais gente — e sobre o atendimento em si, os relatos no geral são bem positivos.
A necessidade de agendamento prévio não é um problema, a Apple funciona assim no mundo todo. Aliás, mesmo quem não tem atendimento prévio muitas vezes consegue entrar numa fila presencial e ser atendido no mesmo dia (se tiver disponibilidade para esperar). Só é fato que, se os Genius continuam sobrecarregados, a Apple precisa aumentar sua equipe e/ou pensar em mais lojas para atender à demanda.
[dica do Miguel Dornaes]
Atualização · 04/11/2015 às 17:05
O próprio Domingos postou no seu Facebook um vídeo da ação:
Vídeo da ação na Apple no Village Mall Barra.
Posted by Fábio Domingos Procon-RJ on Tuesday, November 3, 2015
Debatemos esse tema no nosso podcast #155, que irá ao ar ainda hoje.
[dica do Rodolpho Estevam]