Um panorama sobre apps na nova Apple TV

Há alguns dias, publicamos um vídeo com um tour geral pelo tvOS e falamos também sobre a Siri com o Apple Music, alguns problemas iniciais detectados e explicamos por que a assistente está por enquanto limitada a apenas oito países. A nova Apple TV também foi um dos assuntos mais discutidos no podcast que foi ao ar ontem.

Publicidade

App Store na televisão ao lado da nova Apple TV e de iGadgets

Além do hardware atualizado, do sistema operacional renovado e de um controle totalmente novo, o grande destaque da nova Apple TV certamente é a chegada da tão aguardada App Store. Neste post, vamos lhes dar um panorama de como está isso nestes primeiros dias pós-lançamento do produto.

Categorias

A loja foi ao ar nos primeiros dias somente com uma tela inicial de destaques e a possibilidade de se realizar buscas por palavras-chave, mas a Apple já começou a organizar os apps por categorias também.

Categorias na App Store

Por enquanto só há duas divisões por lá, Jogos (Games) e Entretenimento (Entertainment), mas aos poucos isso deverá ser expandido.

Rankings de apps populares

Outra coisa que alguns sentiram falta no começo (e realmente não tinha como ter ido ao ar sem pessoas usando a loja) eram os “Top Charts”, mas eles também já pintaram por lá — os três padrão: Top Apps Grátis (Top Free Apps), Top Apps Pagos (Top Paid Apps) e Top Rentáveis (Top Grossing Apps).

Top Charts na Apple TV

Evidentemente, os jogos como Beat Sports — demonstrado na keynote de lançamento da nova Apple TV —, Galaxy on Fire, Rayman Adventures e Crossy Road já estão dominando os rankings.

Mais de 1.000 apps

De acordo com dados compilados pelo Slide to Play, já há mais de 1.000 apps disponíveis para o tvOS. Neste momento, os rankings Top 5 nos Estados Unidos estão da seguinte forma:

Grátis

Publicidade
  1. The Nat Geo TV
  2. Rayman Adventures
  3. HBO NOW
  4. Crossy Road
  5. FOX NOW

Pagos

  1. Beat Sports
  2. Earthlapse TV
  3. Galaxy on Fire – Manticore RISING
  4. TWiT on TV
  5. Aquarium HD

Rentáveis

  1. Beat Sports
  2. Earthlapse TV
  3. Galaxy on Fire – Manticore RISING
  4. Geometry Wars 3: Dimensions Evolved
  5. Oceanhorn

Pastas

Ontem mesmo eu comentei no nosso podcast #155 que achei estranho o tvOS chegar com a mesma organização de apps/canais que tínhamos antes, sem pastas. Mas a Apple já o preparou para isso, conforme descobriu o hacker/desenvolvedor Steven Troughton-Smith:

O funcionamento do recurso é bem similar ao do iOS, com pastas sendo criadas ao jogar um app em cima do outro — cada uma com suporte a 9 ícones. Usuários também poderão renomeá-las para o que quiserem usando o tosco teclado virtual do tvOS.

Vamos ver se a Apple libera essa possibilidade para usuários no tvOS 9.1, que já entrou em beta. Nada é certo, ainda…

Que apps?

O tvOS e a sua App Store acabam de chegar, então o que temos por lá é só o começo. Mas já começaram a pipocar alguns apps superlegais, como o super-aguardado Plex. Esse lançamento já estava prometido há alguns meses junto a outro que ainda não chegou, o VLC.

Plex na Apple TV

Para usá-lo, é preciso ter o Plex Media Server instalado no computador e enviando conteúdos remotamente para a Apple TV. A interface dele ficou muito bacana, adaptada tanto para filmes quanto para programas de TV, músicas e até fotos. Alguns recursos, porém, requerem uma assinatura do Plex Pass.

Outros apps bacanas incluem os clássicos YouTube e Netflix (que antes eram canais embutidos na Apple TV), o Periscope, o Airbnb, o SpeedTest, o NetNewsWire Today, o jogo Alto’s Adventure, games da Pangea compatíveis inclusive com TVs 3D, etc.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…