Tim Cook continua o seu “tour” pela Europa e esteve hoje em Dublin, onde anunciou que a Apple está abrindo mais 1.000 vagas de emprego na Irlanda a serem preenchidas até meados de 2017. A empresa já tem hoje uma força de trabalho de 5.000 pessoas no país.
O CEO da Apple se reuniu com Enda Kenny, Taoiseach (primeiro-ministro) da Irlanda, conforme noticiou o Evening Echo:
Great to chat with Tim Cook on the day apple announce 1000 new jobs in Cork. pic.twitter.com/TIppegDneC
— Enda Kenny (@EndaKennyTD) 11 novembro 2015
Para comportar tanta gente, a Apple também construirá um novo prédio de escritórios por lá. Em abril de 2014, mostramos aqui no site fotos da nova sede que a Apple havia aberto em Cork.
Confira uma parte da entrevista que Cook concedeu ao RTÉ News:
Apple’s Tim Cook says Cork operations won't be affected by EC tax investigation outcome. Full interview on 6.1 news
https://t.co/sdY8mbdMey
— RTÉ News (@rtenews) 11 novembro 2015
Há alguns meses, a Apple anunciou a construção de dois novos data centers na Europa num investimento de US$5,5 bilhões — um deles na Irlanda. Hoje, a empresa também se comprometeu a investir 1 milhão de euros num projeto focado em energia das ondas (ocean wave energy), conforme registrou a Sustainable Energy Authority of Ireland (SEAI). O repasse começará em 2016 e terá duração de pelo menos quatro anos.
Esse é mais um tipo de energia renovável para complementar os investimentos que a Apple tem feito na área. O foco maior da companhia é em energia solar, mas ela também já fez investimentos em energia eólica, células de combustível, biogás, hidrelétricas e soluções geotérmicas.