O melhor pedaço da Maçã.

Jailbreak no iOS 9: dicas de tweaks para a sensação de ter um iPhone 6s

Muita gente tem um iPhone 6/6 Plus e não quer fazer o upgrade para o 6s/6s Plus por conta dos preços ou simplesmente pois não viu necessidade, afinal, os “antigos” continuam sendo ótimos aparelhos! Ainda assim, se você ficou desejando um ou outro recurso nos novos smartphones, pode ser que o jailbreak seja a solução dos seus problemas.

Publicidade

Depois de testar por algumas semanas, selecionamos os melhores tweaks para que você possa ter a sensação de como é ter um iPhone 6s (ao menos com alguns recursos). Para isso, é claro, você precisa fazer o jailbreak, disponível para iOS 9.0.2 ou inferior, seguindo as instruções do site PanGu.

Quase todos os tweaks aqui mostrados são grátis e, se você já tem um dispositivo jailbroken, é só clicar/tocar no nome de cada tweak para ser direcionado ao Cydia.

EnableLivePhotos

Habilita as Live Photos (recurso exclusivo dos novos iPhones 6s) nativamente. Ou seja, tudo o que envolve fotos é modificado, seja na pré-visualização do iMessage, no aplicativo Fotos ou na própria tela de bloqueio! Não é preciso configurar nada. Veja um pouco o funcionamento em aparelhos antigos:

Publicidade

YouTube video

Forcy

Habilita Ações Rápidas para todos os aplicativos — inclusive o recém-adaptado WhatsApp — que utilizam a API do 3D Touch dos novos iPhones. Você pode escolher para utilizar essa nova função pressionando o ícone por alguns segundos ou deslizar o dedo para cima, no ícone desejado. A ação que não for escolhida será aplicada para fazer os ícones tremerem e então apagá-los ou movê-los.

UntetheredHeySiri

Quem nunca quis o “Hey Siri” (ou “E aí Siri”, em nosso idioma) ativado permanentemente? Hoje o iPhone 6s habilita isso nativamente, para que você possa chamar a assistente virtual mesmo com o celular bloqueado, como no comercial abaixo:

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=RAK-X4qt7_E

Com este tweak, que já existe há alguns anos, você tem essa opção nativamente. E se engana quem pensa que a Apple não colocou isso para não drenar a bateria, pois após dias de uso no meu iPhone 6 Plus, observei um consumo adicional irrisório após essa instalação. Poxa Apple, até isso? 😠

Curiosidade: nenhum destes tweaks ultrapassa 1MB — o EnableLivePhotos, por exemplo, pesa 104KB. Ou seja, a modificação no sistema para ter acesso a novas funcionalidades é “mínima”. Mais uma evidência da “obsolescência programada” para nos forçar a adquirir novos produtos. 🙁

Publicidade

·   ·   ·

Por fim, adicionamos algumas dicas de tweaks ainda mais simples que podem deixar a sua experiência um pouco mais fácil ou divertida.

  • AlwaysMore for Spotlight: quando você abre o Spotlight lateral do iOS, recebe quatro recomendações de amigos e quatro aplicativos. Para ver mais, é preciso clicar em “Mostrar mais”. Com este tweak habilitado, você sempre verá oito indicações de cada categoria. Mais prático, não?
  • Folder6Plus: habilita 16 ícones por página em uma pasta de aplicativos — atualmente cada página suporta apenas 9 ícones. Ótimo se você tem um iPhone 6 Plus, mas ele também suporta dispositivos antigos.
  • GifViewer: MEU. DEUS. Como isso poderia ser implementado! Por US$1, habilita GIFs no aplicativo Fotos e na hora de escolher uma imagem em qualquer aplicativo.
  • HUDTransparent8: sabe quando você vai aumentar o volume e aparece um “botão” quadrado ocupado boa parte da tela com um fundo que atrapalha você ver qualquer coisa? Então, esse tweak deixa o fundo deste “botão” transparente, sendo menos invasivo.
  • RecordPause: pausa a gravação de um vídeo e continua em seguida, sem criar outro arquivo.
  • SorryLowBattery: nada útil, mas extremamente criativo, muda a porcentagem da sua bateria para qualquer porcentagem que você quiser. Eficiente para “desculpa, não vai rolar lhe emprestar, minha bateria tá acabando”. 😛
  • UnlockSound: reabilita o som de desbloqueio que foi retirado desde o iOS 7.
  • WACallConfirm: atire a primeira pedra que nunca foi dar uma stalkeada no WhatsApp e, ao abrir a foto de alguém, sem querer tocou no botão de chamada e fez a outra pessoa ver isso. Este tweak pergunta se você realmente quer ligar pra alguém.
  • Outros que uso: BioLockdown, Browser Changer, CCSettings, Flex 2, Phantom, SwipeSelection, Twitter ++, WhatsApp ++, YouTube ++.

E vocês? Quais utilizam/recomendam?

·   ·   ·

Atenção: alterar o código e funcionamento de um aplicativo sem a autorização do desenvolvedor, normalmente, vai contra os Termos de Uso1Que normalmente você “aceita” quando se cadastra em um serviço. dele, e isso pode, sim, lhe trazer complicações caso a empresa resolva bloquear, suspender ou apagar o seu cadastro — temporária ou permanentemente!

Quer um exemplo? O Snapchat já bloqueou várias contas de usuários que utilizam o tweak Phantom, o qual modifica o aplicativo e adiciona inúmeras funcionalidades interessantes. O desenvolvedor, todavia, sempre tenta manter o tweak atualizado para evitar que o usuário seja banido. Mas fica o nosso aviso: utilize por sua conta e risco.

Notas de rodapé

  • 1
    Que normalmente você “aceita” quando se cadastra em um serviço.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Pay deverá chegar ao Canadá amanhã, 17 de novembro [atualizado 2x: Austrália também]

Próx. Post

Confira em detalhes o livro da campanha “Clicada com iPhone 6”

Posts Relacionados