O melhor pedaço da Maçã.

Dica: o backup do WhatsApp no iCloud pode ser o grande vilão do consumo da sua franquia de dados

No mês passado eu acabei com o meu plano de dados de 7GB. Não foi a primeira vez e nem será a última, mas em todas elas eu fiz uso intensivo do recurso Acesso Pessoal (Personal Hotspot) para compartilhar a internet do meu iPhone com o meu MacBook Pro por conta do trabalho (o que, é claro, explica tudo).

Publicidade

No mês passado, não. O meu plano foi embora faltando uns três dias para o fechamento do ciclo e não havia nenhuma explicação plausível para isso. Uma das possíveis causas poderia ser o recurso Assistência Wi-Fi, mas eu o desativei assim que instalei o iOS 9.

Eu não tenho como afirmar com certeza, mas acredito ter achado o culpado em Ajustes » Celular » Serviços do Sistema.

Veja que, no meu caso, de 6,3GB dos chamados “Serviços do Sistema”, o “Geral” é responsável por 3,9GB enquanto que o “Acesso Pessoal” (algo que consome muitos dados, no meu caso) é por “apenas” 1,7GB. Somando esses dois, temos praticamente o total dos 6,3GB — os outros 700MB ficam divididos entre os diversos outros recursos como “Notificações Push”, “Serviços de Mensagens”, etc.

Publicidade

Como esse “Geral” engloba muita coisa do iCloud, pode ser que o grande culpado disso tudo seja, entre outras coisas, o meu backup diário do WhatsApp.

Consumo de dados celular no iOS

Repare que no “Backup de Conversas” do WhatsApp (basta ir em Ajustes » Conversas para visualizar a opção) existe o seguinte aviso:

Publicidade

Para evitar cobranças excessivas, conecte o seu telefone a uma rede Wi-Fi ou desative os dados de celular para o iCloud: Ajustes do iPhone » iCloud » iCloud Drive » Usar Dados de Celular » Não.

Pois esta opção estava ativada, o que realmente poderia estar agravando a minha situação de consumo excessivo de dados.

Consumo de dados celular no iOS

Se você está com esse problema, sugiro fazer a mesma coisa e desativar a opção de utilizar dados celular para o iCloud Drive. Ainda não tenho como comprovar que ele é o grande culpado, mas tudo indica que sim. 😉


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.6.77 (214.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

[via CocaTech]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: PocketWings, Fragment, Runtastic Mountain Bike PRO e mais!

Próx. Post

Apple Pencil: o que você pode/não pode fazer com o lápis no iPad Pro

Posts Relacionados