O melhor pedaço da Maçã.

Dica: como criar links para iniciar conversas imediatas no iMessage e no FaceTime no OS X

Poucos devem conhecer esse recurso do OS X e foi exatamente isso o que me motivou a compartilhar esta dica.

Publicidade

Em alguns aplicativos do OS X como Mail, Editor de Texto, Pages e outros é possível incluir links diretamente nas palavras — o que é mais elegante do que simplesmente tacar uma URL perdida no meio do texto ou colocá-la entre parênteses depois da palavra que deveria servir de link.

Criando diferentes links no OS X

Basta selecionar a palavra/frase na qual você deseja inserir o link, ir em Editar/Formatar » Adicionar Link (ou usar o atalho ⌘K) e digitar a URL que você quer compartilhar. Mas calma, a dica não é essa, afinal, isso é para lá de comum. 😛

Publicidade

Poucos sabem, mas o OS X nos permite criar links para alguns aplicativos específicos que podem ser muito úteis para alguns de vocês. Por exemplo: você pode colocar um link para iniciar uma conversa no app Mensagens com uma determinada pessoa, iniciar uma ligação via FaceTime com um contato, explicar o significado de uma palavra inserindo um link para o app Dicionário, entre outras coisas. Legal, né?

Continuando nos três exemplos acima, tudo o que você precisa fazer é selecionar a palavra/frase que você deseja inserir o link, ir em Editar/Formatar » Adicionar Link (ou usar o atalho K) e, em vez de digitar uma URL, colocar imessage://, facetime:// ou dict://.

Se você estiver no OS X, clique neles para você ver o que acontece. Como você deve ter visto, os links abrirão os aplicativos em questão. Mas, como eu disse, você pode ir além e colocar links para iniciar uma conversa com uma determinada pessoa no Mensagens, iniciar uma videoconferência com alguém no FaceTime ou linkar para a explicação de uma determinada palavra no Dicionário. Para isso, basta colocar um número/email (ID Apple) depois de imessage:// ou facetime://, como por exemplo imessage://fulano@dominio.com. No caso do Dicionário, basta colocar a palavra em questão depois de dict://, assim: dict://geringonça.

Publicidade

Há ainda outros links possíveis, como mailto://nome_do_usuario@dominio.com.br (enviar uma mensagem para uma pessoa utilizando o cliente de email padrão do sistema), vnc://macbook-pro-de-fulano-de-tal (iniciar uma sessão de compartilhamento de tela com uma determinada pessoa), x-man-page:// (abrir o Terminal), etc.

Legal, não é mesmo? 🙂

via Macworld UK

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Comercial de Natal da Apple, com a dupla Stevie Wonder e Andra Day, já está no ar

Próx. Post

Edite seus vídeos com o app Flow e determine exatamente a velocidade de reprodução deles

Posts Relacionados