O melhor pedaço da Maçã.

Dica: como proteger e esconder arquivos no OS X

Lá vamos nós com mais uma dica para OS X! 😉

Publicidade

Existem arquivos que você não quer nem imaginar apagar por acidente, certo? Ou então um documento que está prontinho para ser entregue (relatório de trabalho ou trabalho de faculdade, por exemplo) e você não quer correr o risco de modificar algo sem querer. Pois existe uma forma nativa no OS X de implementar uma camada de proteção nesses arquivos que é bem fácil.

Arquivo bloqueado pelo OS X

Selecione o arquivo/pasta em questão, clique com o botão direto e escolha a opção “Obter Informações” (ou utilize o atalho ⌘I). Depois basta marcar a opção “Bloqueado”.

Arquivo bloqueado pelo OS X

Ao fazer isso você não impede o arquivo/documento de ser apagado/editado, mas ao menos antes de tentar apagar ou editar, aparece um alerta perguntando se você quer mesmo fazer isso.

Arquivo bloqueado pelo OS X

Como disse, ele serve mais como uma camada de proteção para evitar acidentes.

Arquivo bloqueado pelo OS X

No caso de documentos, alguns aplicativos como Pages, Numbers, Keynote, Editor de Texto, etc. oferecem a opção de bloquear tudo pela barra de título, conforme podemos ver na imagem acima.

·   ·   ·

Publicidade

Outra dica relacionada a segurança é a possibilidade de esconder um arquivo no sistema.


Desculpe, app não encontrado.

Existem ótimos apps de terceiros no mercado que fazem isso, como o Hider 2 (da MacPaw).

Arquivo escondido no OS X

Mas se você quer apenas esconder um documento importante por algum tempo sem precisar instalar/pagar por um app, pode fazer isso simplesmente adicionando um ponto (.) antes do nome do arquivo que você está criando.

Arquivo escondido no OS X

Note que o OS X faz um alerta, informando que esse tipo de arquivo (com ponto na frente) é reservado para o sistema. Mas você pode continuar e salvar assim sem problemas.

Agora que o arquivo está escondido, como fazer para enxergá-lo novamente? Ou até abri-lo? É simples. No exemplo que usei acima, eu salvei um arquivo do Editor de Texto na Mesa (Desktop). Para visualizá-lo, basta eu abrir o Editor de Texto, ir até a Mesa na janela de seleção e apertar ⇧⌘. (Shift + Command + .).

Arquivo escondido no OS X

Ao fazer isso, invariavelmente outros arquivos do sistema aparecerão dependendo da pasta/local onde você salvou o arquivo invisível. Isso é normal, afinal o próprio OS X nos avisou que se trata de um recurso reservado para o sistema.

Não é legal sair criando documentos escondidos por aí e depois esquecer deles. Caso isso aconteça, recomendo abrir o Terminal (dentro da pasta /Aplicativos/Utilitários/) e digitar o seguinte comando:

defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles -bool TRUE;killall Finder

Assim, todos os arquivos escondidos no seu Mac ficarão visíveis. Aí você poderá visualizá-los, tirar o ponto da frente dos arquivos e depois reverter o processo, digitando o seguinte comando no Terminal:

defaults delete com.apple.finder AppleShowAllFiles;killall Finder

Use com parcimônia!

[via Macworld UK]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Presidente da Sony confirma que a função Remote Play do PlayStation 4 será lançada para Mac

Próx. Post

To-Fu Fury é o mais novo “App grátis da semana”, aproveite!

Posts Relacionados