O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

A9X tem o mesmo processamento computacional do A9, porém o dobro do poder gráfico

Sempre que um novo iGadget é lançado, há todo um roteiro que acontece: evento de apresentação, hands-on, pré-venda, reviews, chegada ao mercado, desmontagem da iFixit, testes de resistência, benchmarks de performance do processador… Por falar neste, outra coisa que está virando tradição é a análise de processadores feita pela Chipworks. O iPad Pro passou por quase todas essas etapas, faltando apenas esta última; não mais.

Publicidade
A9X: foto do circuito integrado
A9X: foto do circuito integrado

De acordo com o site The Motley Fool, o A9X conta com uma CPU1 de 2 núcleos (destaque verde) e uma GPU2 de 12 clusters (destaques azuis). Ou seja, estamos falando de uma CPU com basicamente o mesmo poder de processamento do A9, porém com o dobro do poder gráfico já que o chip do iPhone 6s conta com 6 clusters (GPU).

Segundo Ashraf Eassa, editor do The Motley Fool, o A9X não conta com os 8MB de memória cache L3 que o A9 possui. Ele acha que isso tem a ver com o tamanho da interface de memória do processador do iPad Pro que é duas vezes maior que a do A9, permitindo que o chip transferira dados de/para a memória RAM com o dobro da taxa dos iPhones 6s.

A unidade analisada pela Chipworks foi fabricada pela TSMC e tem aproximadamente 147 milímetros quadrados, 40% maior que o A9 fabricado pela TSMC. Obviamente esse aumento significa que temos muito, mas muito mais transistores — um desafio do ponto de vista tecnológico levando em conta que estamos falando de um processo de fabricação relativamente novo.

Para Eassa, o A9X é facilmente o mais avançado SoC3 móvel disponível atualmente por conta do seu alto desempenho gráfico, ótima CPU, tamanho e processo de fabricação de ponta.

[via iClarified]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Danny Boyle

Diretor de "Steve Jobs" reconhece que a estratégia de lançamento do filme teria sido presunçosa

Próximo Artigo
Família de iPhones 6s - dourado, prateado, ouro rosé e cinza espacial

Site fala sobre alguns possíveis protótipos de “iPhone 7” que estão sendo testados na Apple

Posts Relacionados