Recentemente, noticiamos que a Apple fechou o seu ano fiscal de 2015 com um total recorde de US$8,1 bilhões gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Mas o valor, conforme aponta a Bloomberg Business, ainda é muito pequeno comparado ao que outras gigantes de tecnologia investem — ao menos considerando a porcentagem em relação ao faturamento total das companhias.
Empresas como Google, Qualcomm e Facebook investem uma fatia absurdamente maior das suas receitas em P&D. No último ano a Apple destinou 3,5% contra, respectivamente, 15%, 22% e 21%. Em valores absolutos, contudo, somente o Google a Alphabet ficou maior que a Apple: US$9,2 bilhões.
Com compras gigantescas de componentes e parcerias a longo prazo, a Apple também “direciona” parte desse investimento em P&D para as suas próprias fornecedoras. Visando manter a Maçã como cliente em futuras gerações dos seus produtos, elas têm se forçado a desenvolver cada vez mais tecnologias de ponta e superar desafios/limitações técnicas.
A Apple historicamente reserva 2-3% do seu faturamento para P&D e continua sendo vista como uma das empresas mais inovadoras do mercado. Será que faria realmente alguma diferença ela quem sabe dobrar essa porcentagem?
[via Patently Apple]