O melhor pedaço da Maçã.

Vídeo: como alterar o formato padrão da captura de tela do OS X

Captura de tela

Apesar de termos boas opções de apps para fazer capturas de tela (screenshots) — como por exemplo o Skitch, que foi comprado pela Evernote e se tornou gratuito, ou o Captur —, algumas pessoas podem preferir os bons e velhos Shift+Command+3 ou Shift+Command+4 para realizar tal tarefa.

Publicidade

Como você deve saber, o arquivo gerado por esse método é, por padrão, um .png com canal alfa, para transparência. Mas você sabia que é possível alterar esse formato? Heh, se você estiver com a gente há muito tempo, certamente sabe [1, 2], mas se você ainda não conhecer esta dica, veja como mudar tal padrão neste vídeo criado pelo pessoal do Cult of Mac:

YouTube video

Se você quiser alterar o formato para .jpg, por exemplo, criando assim arquivos mais leves, basta abrir o Terminal e digitar duas linhas de comando. Na primeira, você pode variar o tipo de arquivo desejado (neste exemplo, usamos .jpg, mas você pode escolher outros; caso queira salvar todas as capturas de tela em .pdf, basta trocar a extensão no final).

Publicidade
[code lang=”cpp”]defaults write com.apple.screencapture type jpg[/code]

A segunda serve para fazer a mudança entrar em efeito:

[code lang=”cpp”]killall SystemUIServer[/code]

Lembrando que isso serve somente para captura de tela através do atalho de teclado. Se você por acaso utiliza o Grab (app padrão do sistema para captura de tela), nada será alterado: ele continuará salvando os arquivos em .tiff e janelas serão capturadas sem sombra.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FireCore atualiza aTV Flash (black) para versão Beta7

Próx. Post

Suíte de publicação digital da Adobe suportará Newsstand, uma das novidades do iOS 5

Posts Relacionados