
Todo ano é a mesma história: enquanto a Apple trabalha com processadores de poucos núcleos, poucos gigabytes de RAM e um sistema operacional para lá de otimizado em seus smartphones, a concorrência entope seus aparelhos com chips de até oito núcleos, 3-4GB de RAM e saem por aí divulgando essas informações como se apenas isso, na prática, fosse suficiente para que usuários tenham uma ótima experiência.
Balela. A prova disso é que o iPhone 6s com seu processador A9 (de dois núcleos) e 2GB de RAM deu um banho no Nexus 6P e no Lumia 950 XL (ambos equipados com o processador Qualcomm Snapdragon 810, de oito núcleos, e 3GB de RAM) em um teste de performance realizado pelo PhoneBuff.
Conforme podemos ver no vídeo acima, o iPhone 6s Plus não apenas termina o teste em primeiro lugar como literalmente dá uma lavada nos dois concorrentes — sim, mais de 40 segundos de diferença!
Claro que precisamos levar em conta as possíveis diferenças nos próprios comandos executados por David Rahimi ao tocar nos ícones para lançar os apps e tudo mais. Ainda assim, não deixa de ser uma comparação justa — ainda mais por não estarmos falando de milésimos de segundo. São sistemas diferentes, é óbvio — ainda que neste caso o Android seja “limpo” — , mas o teste mostra que o iOS é bem mais otimizado. Assim, mesmo com um hardware “menos poderoso”, no geral o iPhone oferece uma experiência muito mais suave e responsiva para o usuário.
[via Cult of Android]