O melhor pedaço da Maçã.

Satya Nadella chama acordo entre Apple e Google de “arranjo oligopolista”

VDB Photos / Shutterstock.com
Sede da Microsoft em Redmond

Em meio às investigações para saber se o Google abusou ou não do seu poder como buscador, hoje foi a vez do CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Microsoft, Satya Nadella, de prestar depoimento à Justiça. As informações são do The Wall Street Journal.

Publicidade

No tribunal, o executivo revelou os planos ambiciosos da empresa para prosperar no competitivo mercado de buscadores. Nadella ainda comentou várias informações-chave sobre a estratégia da Microsoft e os desafios que ela enfrenta.

O diretor executivo revelou que a Microsoft estava disposta a investir aproximadamente US$15 bilhões para garantir que o Bing fosse o buscador padrão da Apple, destacando a determinação que a empresa tinha em elevar o serviço diante da concorrência.

Nadella enfatizou que a dominação do Google no mercado de busca é impulsionada por seus vastos dados de usuário, “coletados por meio do seu monopólio”. Ele argumentou que os dados são cruciais para aprimorar a qualidade das pesquisas, tornando desafiador para o Bing competir efetivamente.

Publicidade

Ele também questionou a ideia de que os consumidores têm uma opção para escolher os buscadores que queiram, dizendo que isso não é verdade.

Você acorda de manhã, escova os dentes e faz uma pesquisa no Google. Com esse nível de hábito formado, a única maneira de mudar é alterando as configurações padrão.

O CEO da Microsoft ainda expressou preocupações de que a utilização de tecnologias de inteligência artificial (IA) pelo Google, a fim de restringir o acesso a dados de serviços concorrentes — como acordos exclusivos com editoras —, contribui para solidificar a posição da concorrente no mercado de buscas.

Em seguida, Nadella descreveu a relação entre a Apple e o Google como um “arranjo oligopolista fantástico”, que solidifica ainda mais o lugar da empresa por trás do buscador. Segundo ele, ao longo dos anos, a Microsoft investiu US$100 bilhões para desenvolver e aprimorar o Bing.

Publicidade

Eu vejo a busca na internet como a maior categoria de software existente. Somos um jogador com uma participação muito, muito baixa. Mas continuamos a persistir nela porque a consideramos uma categoria de software na qual podemos contribuir.

Sobre a possibilidade de a Apple adotar o Bing como mecanismo padrão, o CEO argumentou que a Microsoft poderia melhorar o serviço ao aproveitar os dados dos usuários da Apple. Além disso, ele sugeriu que uma maior concorrência no setor de buscas beneficiaria a Maçã em futuras negociações para acordos.

Você acredita que o Google continuaria pagando à Apple se não houvesse concorrência na busca? Por que eles fariam isso?

O depoimento de Nadella também abordou o acordo entre Apple e Google. No entanto, ele indicou que, se os legisladores investigarem a fundo, isso poderia motivar a Maçã a considerar a possibilidade de desenvolver seu próprio mecanismo de busca.

Durante interrogatório, os advogados do Google destacaram os erros históricos da Microsoft, como o Internet Explorer, o Live Search e o Windows Phone, sugerindo que os desafios do Bing decorreram de problemas de qualidade, não de seu status padrão.

Conforme o julgamento continua, aguardamos o resultado que poderá afetar a competição no mercado de mecanismos de busca, incluindo o destino do Bing e do Google. Há também especulações sobre a possível entrada da Apple no setor, dada sua progressão na tecnologia de busca.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: MacBook Pro de 13″ (M2) com desconto de 33%

Próx. Post

TikTok está testando plano sem anúncios com assinatura mensal

Posts Relacionados