O melhor pedaço da Maçã.

Gartner: vendas de iPhones dobram do primeiro trimestre de 2008 para o primeiro trimestre de 2009

A firma de pesquisas Gartner liberou hoje um relatório completo sobre as vendas de telefones celulares no primeiro trimestre de 2009. A pesquisa inclui também, evidentemente, dados sobre o market share de smartphones, segmento no qual se enquadra o iPhone.

Publicidade

De acordo com os números da Gartner, a Apple mais do que dobrou a sua fatia mundial de smartphones, chegando a 10,8%, contra 5,3% no primeiro trimestre de 2008. Por enquanto, ela mantém a terceira posição (conquistada em junho de 2008), atrás da Nokia e da Research In Motion.

Gartner smartphones

O impressionante é que, no mesmo período, o mercado mobile geral encolheu 9,4%, contabilizando um total de 269,1 milhões de unidades vendidas. As vendas de smartphones compreenderam 36,4 milhões de unidades, 12,7% a mais que no ano anterior.

Publicidade

A Apple cresceu muito ano após ano, mas do último trimestre do ano passado para cá ela permaneceu praticamente estável, já que fechou 2008 com um market share de 10,7%. Ainda assim, a performance da Maçã é vista como bastante positiva, visto que o iPhone já entrou no final do seu ciclo de vida e o mercado aguarda a chegada de novos modelos.

A RIM também registrou vendas bastante fortes, conquistando uma fatia mundial de 19,9% no segmento de smartphones — quase 50% a mais que no mesmo período do ano passado (quando ela tinha 13,3%) e um pouco mais que os 19,5% contabilizados no quatro trimestre de 2008.

Em outras palavras, a Nokia perdeu muito de lá pra cá (ainda que mantenha a primeira posição, com 36,2% do total e 97,39 milhões de aparelhos vendidos neste Q1 2009), enquanto Apple e RIM estão agora muito bem posicionadas no mercado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacBook Pro unibody de usuário pega fogo durante a noite

Próx. Post

“Por trás de websites” com novas ilustrações sobre Google, Twitter e Microsoft

Posts Relacionados