O melhor pedaço da Maçã.
Diego Thomazini / Shutterstock.com
iFood

iFood não acessou localização de usuários sem permissão, diz Apple

Na semana passada, falamos sobre a possibilidade de o iFood ter se aproveitado de um bug, o qual permitia que aplicativos burlassem as preferências de privacidade de localização definidas pelo usuário no iOS.

Publicidade

A falha teria sido presenciada por um leitor do Manual do Usuário, o qual compartilhou capturas de tela mostrando as configuração de acesso à localização do usuário marcada como “Nunca” e a outra com um indicativo de que ele continuava acessando tais informações.

Após o iFood negar que tenha coletado dados de localização de usuários sem autorização, agora foi a vez da Apple de se pronunciar e também negar que qualquer aplicativo tenha burlado o sistema de permissão do iOS.

Em resposta ao 9to5Mac, a empresa alegou que, mesmo antes da correção, era impossível que a falha tenha afetado aplicativos para iPhones, visto que ela só podia ser explorada no macOS — e por aplicativos sem sandbox.

Publicidade

A sugestão de que essa vulnerabilidade poderia ter permitido que aplicativos contornassem os controles do usuário no iPhone é falsa.

De acordo com a empresa, como a base do código corrigido é compartilhada com outros sistemas operacionais para além do macOS, o aviso sobre a correção também foi enviado para eles — mesmo que tais sistemas nunca tenham sofrido qualquer risco.

Sobre o iFood, a Apple foi bastante enfática ao negar qualquer tipo de acesso aos dados de localização:

Uma matéria também sugeriu incorretamente que um aplicativo [para] iOS estava explorando esta ou outra vulnerabilidade para ignorar o controle do usuário sobre os dados de localização. Nossa investigação de acompanhamento concluiu que o aplicativo não estava contornando os controles do usuário por meio de nenhum mecanismo.

Aparentemente, tudo indica que a marcação do uso da localização no iPhone do usuário não passou de um bug de exibição.


Ícone do app iFood: pedir delivery em casa
iFood: pedir delivery em casa de iFood
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.10.0 (161.3 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Review: Apple TV 4K de 3ª geração

Próx. Post

O que fazer se não conseguir configurar o AirTag

Posts Relacionados