Lançada pela Apple em março de 2010 (ainda sob a batuta de Steve Jobs), a iAd (plataforma de publicidade da Apple) nunca decolou. De lá para cá a empresa fez muitas mudanças na plataforma, mas a verdade é que ela pouco representa no todo. E, muito provavelmente por conta disso, o BuzzFeed afirmou agora que a Maçã deixará de ter uma equipe especializada na venda e na criação de publicidade para os seus dispositivos.
Enquanto o iAd em si não vai a lugar nenhum, o envolvimento direto da Apple na venda e na criação de unidades de iAds está terminando. “É apenas algo em que nós não somos bons”, uma fonte disse ao BuzzFeed News. E assim a Apple está deixando a criação, a venda e a gestão dos iAds para as pessoas que fazem isso bem: os publishers (editores).
Aparentemente toda a plataforma de publicidade da Apple já está sendo adaptada para que publishers possam vender conteúdo diretamente por ela. E, com essa mudanças, os editores ficarão com 100% da receita que gerarem. A mudança deverá acontecer muito em breve, quem sabe nesta semana; por conta disso, os atuais membros da equipe de vendas do iAd muito provavelmente serão demitidos.
Faz sentido, afinal, vender publicidade não faz parte do DNA da empresa e não traz o retorno financeiro vislumbrado lá no passado. De fato, é melhor deixar isso com quem entende do assunto e focar no que a Apple sabe realmente fazer.
Atualização · 18/01/2016 às 18:28
De fato a Apple começou a realizar essas mudanças — a iAd App Network, por exemplo, será descontinuada no dia 30 de junho.
Contudo, segundo o Wall Street Journal, parte dos 100 empregados que trabalhavam diretamente com a venda de publicidade na rede será direcionada para outras áreas.
“Ainda que algumas posições de vendas iAd sejam impactadas, estamos criando novas vagas de trabalho em operações e em engenharia para absorver esses novos trabalhadores de publicidade”, disse um porta-voz da Apple. Ele, porém, se recusou a comentar o número exato de demissões.
[via AppleInsider]