Como bem sabemos, no ano passado, a Apple passou quase todas as suas operações (escritório e varejo) para um modelo de trabalho remoto, tendo em vista toda a pandemia da COVID-19.
Agora que a situação está voltando ao normal em boa parte do mundo, com boas taxas de vacinação (ufa!), todas as 512 lojas físicas da Maçã já foram oficialmente reabertas — e, ao menos nos Estados Unidos, quem já recebeu a vacina não precisa mais usar máscaras para entrar nos espaços da empresa.
No entanto, parece que a Apple está planejando testar um modelo de trabalho híbrido para os funcionários das suas lojas. As informações são da Bloomberg.
O projeto piloto, nomeado Retail Flex, permitirá que funcionários trabalhem algumas semanas na sua Apple Store e outras semanas remotamente. Quando em casa, os empregados lidarão com vendas online, atendimento ao cliente e suporte técnico.
Segundo a Bloomberg, os funcionários moverão entre as suas funções na loja e remotas conforme for a demanda local comparada aos serviços online, dependendo do período do ano. Os salários continuarão os mesmos, independentemente da posição.
A Apple está pedindo para quem quiser participar do programa que permaneça nele por, no mínimo, seis meses. Além disso, ela reembolsará os participantes com despesas de internet e com até US$100 em equipamentos para escritório.
Este novo programa confirma a tendência de que consumidores estão cada vez mais acostumados a fazer compras online, e que isso foi acelerado pelo cenário pandêmico. E, aparentemente, a empresa já está se preparando para o segundo semestre do ano, no qual podemos esperar diversos novos produtos.
Começando em setembro, a Apple quer que seus empregados voltem a trabalhar nos escritórios da empresa (incluindo o Apple Park, é claro) também em um modelo semipresencial — ainda que nem todos tenham ficado satisfeitos com isso, a Apple não abrirá mão desse modelo.