A Apple conseguiu nesta semana uma importante (muito mais simbólica do que qualquer outra coisa) vitória em cima da Samsung. Depois de muito vai-e-vem e bastante tempo depois de o júri ficar ao lado da Apple no segundo veredito da disputa (que continua dando o que falar), a Maçã conseguiu banir permanentemente — nos Estados Unidos — a criação, a venda, a importação, a atualização e a divulgação do software que infringe três patentes da Apple.
De acordo com a juíza Lucy Koh, a Apple sofrerá “danos irreparáveis” se a Samsung continuar vendendo produtos que infringem as patentes da Apple. O “problema” disso tudo é que estamos falando de uma disputa antiga e que, obviamente, envolve aparelhos lançados há bastante tempo. Os dispositivos da Samsung que infringem as patentes ‘647 (detecção de dados), ‘721 (deslize para desbloquear) e ‘172 (predição de texto) são:
- Admire;
- Galaxy Nexus;
- Galaxy Note;
- Galaxy Note II;
- Galaxy S II;
- Galaxy S II Epic 4G Touch;
- Galaxy S II Skyrocket;
- Galaxy S III;
- Aparelhos Stratosphere.
Além de estarmos falando de aparelhos bem antigos e que atualmente não devem representar nada para a Samsung em termos de venda, Florian Mueller (do FOSS Patents) observou muito bem que as patentes ‘721 e ‘172 muito provavelmente serão invalidadas em breve, enquanto a ‘647 vai expirar no dia 1ª de fevereiro (daqui a alguns dias).
Resumindo, essa vitória serve basicamente para os advogados da Apple provarem que conseguem aplicar um banimento (um ótimo caso para o currículo deles) e para assustar outras empresas (até mesmo a própria Samsung) ao mostrar que a Apple pode bloquear as vendas de aparelhos caso ache que está sendo prejudicada de alguma forma. Agora, se esse suposto banimento será relevante, aí é outra história. Afinal, dificilmente esses casos são julgados a tempo de causar algum impacto negativo nas vendas de aparelhos atuais dessas empresas.
Vida que segue…
[via AppleInsider]