Como muitos de vocês devem saber, uma das novidades do iOS 9 em iPads foi o recurso Picture-in-Picture (PiP), que permite assistir a vídeos ou até mesmo realizar chamadas via FaceTime enquanto você faz outras coisas no tablet — basta posicionar a janelinha em algum dos cantos e ela fica acima de todo o resto.
Todavia, um app um tanto quanto popular de vídeos até hoje não oferece suporte ao recurso: o YouTube. E pode nunca oferecer, porque ao menos atualmente o modo PiP só funciona em players padrões do iOS, ou seja, o Google teria que abrir mão do seu personalizado que lhe permite incorporar controles especiais bem como inserir e gerenciar publicidade.
Felizmente, surgiram na App Store ao menos dois apps que “resolvem” esse problema.
Usar o PipTube é bem simples: basta copiar a URL do vídeo do YouTube, abrir a Central de Notificações e tocar no widget dele. O vídeo é então automaticamente aberto num player padrão do iOS — pelo qual pode ser ativado o modo PiP. Outra possibilidade é puxar o PipTube pela Split View e assistir a vídeos dessa forma, também.
O CornerTube funciona de maneira bastante similar, mas conta também com um ícone na extensão de compartilhamento. Ou seja, você pode — por exemplo — tocar e segurar num link para o YouTube diretamente do seu cliente de Twitter preferido e pedir que ele seja aberto no CornerTube. Também dá para buscar vídeos do YouTube dentro do próprio app.
· · ·
Ambos custam US$2 na App Store, então cabe a você escolher o que mais gostou.
Lembrando que o modo PiP do iOS 9 só é compatível com iPads Pro, Air, mini 2 ou superiores.