Recentemente vimos que a Apple ficou em segundo lugar no quesito venda de smartphones em 2015, ficando atrás da Samsung — enquanto a sul-coreana vendeu 319,7 milhões de aparelhos, a Maçã entregou 231,5 milhões de iPhones no ano passado. Mas e no mercado de tablets, como foi o desempenho de ambas?
Vendas* (2015) | Market share (2015) | Vendas* (2014) | Market share (2014) | Crescimento | |
---|---|---|---|---|---|
Apple | 49,6 | 24% | 63,4 | 27,6% | -21,8% |
Samsung | 33,4 | 16,2% | 39,8 | 17,3% | -16,1% |
Lenovo | 11,2 | 5,4% | 11,2 | 4,9% | 0,4% |
ASUS | 7,1 | 3,4% | 11,8 | 5,1% | -39,9% |
Huawei | 6,5 | 3,1% | 3,0 | 1,3% | 116,6% |
Outras | 99,1 | 47,9% | 100,9 | 43,8% | -1,8% |
Total | 206,8 | 100% | 230,1 | 100% | -10,1% |
(*) Vendas em milhões de unidades.
De acordo com a IDC, o mercado de tablets como um todo encolheu 10,1% em 2015 se comparado a 2014. A Apple, apesar de ainda estar na primeira posição com quase 50 milhões de iPads vendidos, teve uma redução de 21,8% nas vendas; já a Samsung teve uma queda um pouco menor, de 16,1% — ambas, porém, perderam participação de mercado para marcas asiáticas como Lenovo (crescimento de 0,4%), Huawei (+116,6%)1Apesar de ter sido um ótimo crescimento, temos que levar em consideração que é “bem mais fácil” dobrar as vendas quando ela havia comercializado “apenas” 3 milhões de unidades em 2014. e outras marcas.
O mercado de tablets definitivamente esfriou, ainda que Apple e outras empresas estejam investindo em novas ideias como o iPad Pro. Por falar no iPadão, ele não foi capaz de “salvar” o ano da Apple — até porque foi lançado no fim de 2015 —, mas isso não quer dizer que esteja vendendo mal. Segundo Jean Philippe Bouchard, diretor de pesquisas de tablets da IDC, a Apple vendeu algo em torno de 2 milhões de iPads Pro no quarto trimestre de 2015, enquanto a Microsoft comercializou cerca de 1,6 milhão de aparelhos da linha Surface (Surface Pro 4, Surface Book e Surface 3).
É verdade que o mercado de tablets está encolhendo. Mas não podemos negar que 50 milhões de aparelhos em um ano ainda é bastante coisa. Muitas fabricantes do smartphones, um mercado muito mais aquecido que o de tablets, gostariam de estar vendendo isso.
Aguardemos os números de 2016…
[via Apple World Today]
Notas de rodapé
- 1Apesar de ter sido um ótimo crescimento, temos que levar em consideração que é “bem mais fácil” dobrar as vendas quando ela havia comercializado “apenas” 3 milhões de unidades em 2014.