O melhor pedaço da Maçã.
Surface vs. iPad

Mercado de tablets encolhe em 2015; Apple mantém a liderança

Recentemente vimos que a Apple ficou em segundo lugar no quesito venda de smartphones em 2015, ficando atrás da Samsung — enquanto a sul-coreana vendeu 319,7 milhões de aparelhos, a Maçã entregou 231,5 milhões de iPhones no ano passado. Mas e no mercado de tablets, como foi o desempenho de ambas?

Publicidade
Vendas* (2015) Market share (2015) Vendas* (2014) Market share (2014) Crescimento
Apple 49,6 24% 63,4 27,6% -21,8%
Samsung 33,4 16,2% 39,8 17,3% -16,1%
Lenovo 11,2 5,4% 11,2 4,9% 0,4%
ASUS 7,1 3,4% 11,8 5,1% -39,9%
Huawei 6,5 3,1% 3,0 1,3% 116,6%
Outras 99,1 47,9% 100,9 43,8% -1,8%
Total 206,8 100% 230,1 100% -10,1%

(*) Vendas em milhões de unidades.

De acordo com a IDC, o mercado de tablets como um todo encolheu 10,1% em 2015 se comparado a 2014. A Apple, apesar de ainda estar na primeira posição com quase 50 milhões de iPads vendidos, teve uma redução de 21,8% nas vendas; já a Samsung teve uma queda um pouco menor, de 16,1% — ambas, porém, perderam participação de mercado para marcas asiáticas como Lenovo (crescimento de 0,4%), Huawei (+116,6%)1Apesar de ter sido um ótimo crescimento, temos que levar em consideração que é “bem mais fácil” dobrar as vendas quando ela havia comercializado “apenas” 3 milhões de unidades em 2014. e outras marcas.

O mercado de tablets definitivamente esfriou, ainda que Apple e outras empresas estejam investindo em novas ideias como o iPad Pro. Por falar no iPadão, ele não foi capaz de “salvar” o ano da Apple — até porque foi lançado no fim de 2015 —, mas isso não quer dizer que esteja vendendo mal. Segundo Jean Philippe Bouchard, diretor de pesquisas de tablets da IDC, a Apple vendeu algo em torno de 2 milhões de iPads Pro no quarto trimestre de 2015, enquanto a Microsoft comercializou cerca de 1,6 milhão de aparelhos da linha Surface (Surface Pro 4, Surface Book e Surface 3).

Publicidade

É verdade que o mercado de tablets está encolhendo. Mas não podemos negar que 50 milhões de aparelhos em um ano ainda é bastante coisa. Muitas fabricantes do smartphones, um mercado muito mais aquecido que o de tablets, gostariam de estar vendendo isso.

Aguardemos os números de 2016…

[via Apple World Today]

Notas de rodapé

  • 1
    Apesar de ter sido um ótimo crescimento, temos que levar em consideração que é “bem mais fácil” dobrar as vendas quando ela havia comercializado “apenas” 3 milhões de unidades em 2014.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gmail e WhatsApp ambos atingem 1 bilhão de usuários ativos

Próx. Post

Apple deverá realizar um evento no dia 15 de março para lançar o “iPhone 5se” e o “iPad Air 3” [atualizado 2x]

Posts relacionados