O melhor pedaço da Maçã.

Como dividir um arquivo grande em vários menores usando o Terminal no Mac

Shutterstock.com
Arquivos e pastas

Já ensinamos como é muito simples usar o Terminal para realizar diversas tarefas no seu Mac.

Publicidade

Entre os exemplos mais recentes, estão a possibilidade de conferir o seu histórico de downloads, o histórico de comandos e até executar um atalho diretamente por essa linha de comando.

Hoje, vamos lhes mostrar como dividir um arquivo em vários outros de tamanhos menores — ideal para quando você quiser enviar um arquivo grande demais em um email ou para colocá-lo em duas unidades de armazenamento externo, por exemplo.

Confira, a seguir, o passo a passo! 👨‍💻

  1. Abra o Terminal. Isso pode ser feito usando a busca do Spotlight, o Launchpad, a Siri ou abrindo o Finder, indo até a pasta /Aplicativos/Utilitários.
  2. Dirija-se, pelo Terminal, até a pasta onde está o arquivo que você quer dividir. Uma boa dica é digitar cd, dar um espaço e arrastar a pasta do Finder para a janela do Terminal — assim, ele já preenche o caminho da pasta certinho para você.
  3. Use o seguinte comando para fazer a divisão do arquivo:
split -b tamanho[K|k|M|m|G|g] [arquivo] [prefixo]
  1. No lugar de tamanho, você deverá inserir o tamanho dos arquivos divididos que deseja gerar. Para 20GB, por exemplo, use 20G; para 200MB, use 200M; e assim por diante.
  2. Para inserir o arquivo em si (ou seja, aquele grande que deseja dividir), substitua [arquivo] pelo caminho dele no Finder.
    • Você pode fazer isso momentaneamente mantenho a tecla ⌥ option pressionada depois de selecionar o arquivo, indo até Visualizar » Mostrar Barra de Caminho (na barra de menus após tê-lo selecionado) ou usando ⌘ command P.
    • Em seguida, clique em cima desse caminho e arraste-o até a área do Terminal.
  1. Por fim, substitua [prefixo] pelo caminho onde deseja que os arquivos divididos sejam salvos no Mac, colocando o nome que virá antes da divisão dos arquivos. Cada arquivo dividido terminará em aa, ab, ac, ad e assim por diante.

No exemplo abaixo, um arquivo grande foi dividido em dois e, para isso, usei o prefixo videosnovos.mp4. — sim, com um ponto no fim:

Pode parecer um pouco complicado, mas uma vez que você pega a manha pode ser bem útil em certos casos. 😉

Publicidade

Obviamente, você também pode juntar esses arquivos divididos depois, para ter acesso ao original. Para isso, abra o Terminal e digite o comando abaixo:

Publicidade
cat file.ext.* > file.ext

Substitua o file.ext.* pelo prefixo dos arquivos que vai juntar, e o file.ext pelo nome que deseja para o arquivo original recuperado.

via iClarified

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como arquivar um backup do iPhone/iPad no Mac ou PC

Próx. Post

O que fazer se as imagens não estiverem carregando no Safari [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados