O iOS 14.5 chegou há algumas semanas locupletado de novidades, e a mais significativa delas é certamente a Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT). Já falamos bastante sobre o recurso, seu funcionamento e seu impacto no mundo da publicidade digital, e agora é a própria Maçã que resolveu tratar do assunto — na linguagem publicitária.
No comercial “Tracked” (“Rastreamento”), um pequeno ato (dar o seu nome ao atendente de um café) transforma-se numa bola de neve e num pesadelo de privacidade, com cada pequena informação cedida transformando-se em uma pessoa que passa a lhe seguir incessantemente.
Qual a solução para toda essa perseguição? Pedir que os apps não lhe rastreiem no iOS 14.5, claro — um paralelo para todas as ferramentas de coleta de dados que costumavam lhe seguir no sistema e, agora, não poderão mais com o toque de um botão.
O canal da Apple Brasil no YouTube já publicou também uma versão dublada do comercial, porém reduzida — a versão original tem 1 minuto, enquanto a nacionalizada dura 38 segundos.
Confiram:
Espirituoso, não? 😬