O mercado de tecnologia é dominado por homens, e isto não é novidade para ninguém. Não é à toa que a Apple foca-se bastante em diversidade.
Ainda que homens brancos dominem os rankings do setor (inclusive na Apple), a empresa está se esforçando nesse sentido e, em 2014, contratou 11 mil mulheres. Mas não para por aí, não adianta investir em diversidade e ter um ambiente de trabalho com tratamento desigual, sexista.
Falando do setor de tecnologia, homens dominam 82% dos cargos de liderança do setor. O resultado? Uma pesquisa recente com mulheres em cargos de liderança revelou que 60% já sofreram com propostas sexuais relacionadas a trabalho; destas, 65% relataram ter recebido tais propostas de seus chefes (cargos superiores); mais alarmante ainda: 90% das mulheres revelaram já terem presenciado comportamento sexista seja dentro da empresa ou em congressos.
Entra em cena o Fairygodboss, um repositório de avaliações de empresas feito por mulheres do mercado de trabalho. Desde fevereiro, quando as informações desses rankings começaram a ser divulgadas, a Apple está muito bem avaliada em todos os rankings (sejam eles focados no mercado e tecnologia ou no profissional em geral). Eles são alimentados com novas informações/dados todos os dias, de acordo com a participação de novos entrevistados.
Confira, abaixo:
Empresas nas quais as mulheres são mais felizes
(escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima)
Empresas nas quais as mulheres acham que são tratadas de forma justa
Empresas as quais mulheres recomendariam para outras mulheres
Sem dúvida nenhuma isso deve ser motivo de muito orgulho dentro da Apple. 👩
[via Forbes]