Bateria é um assunto delicado, ainda mais quando estamos falando de iPhones.
O smartphone da Apple foi projetado para reter até 80% da sua capacidade original por 500 ciclos completos de carga. Recentemente o AppleCare+ passou a cobrir baterias que retêm 80% ou menos da sua capacidade original. Como nós, brasileiros, ainda não temos o AppleCare+ disponível em nosso país, essa cobertura é válida apenas para o período de garantia de um ano do aparelho. Mas como identificar se a sua bateria está ou não com defeito, retendo menos de 80% de sua capacidade?
Até então, a forma mais conhecida para conseguir essa informação era utilizando o aplicativo coconutBattery para OS X. Apesar de ser um app para Mac, basta espetar o seu iPhone no computador para também conseguir visualizar as informações da bateria do aparelho. Ou seja, não resolve o problema para quem tem um iPhone e um PC, por exemplo.
Entra em cena o app Battery Life.
Trata-se de um novo aplicativo para iOS, universal (ou seja, compatível com iPads e iPhones/iPods touch) e gratuito, que mostra a informação da vida útil da bateria de uma forma simples e direta.
Além de mostrar o nível de degradação da bateria, é possível também visualizar projeções de tempos de duração da bateria para os mais diversos fins (conversação em 3G, navegação em 3G/4G/Wi-Fi, reprodução de vídeo/áudio, etc.). Há ainda a opção de conferir os dados brutos da bateria, como carga, capacidade, voltagem, ciclos, temperatura, corrente de carga, estado de recarga e corrente máxima de recarga.
Em meus testes, a degradação da bateria ficou variando entre 1% e 4%. Comparativamente, o coconutBattery diz que varia entre 1% e 2% (ou seja, os dados não estão muito diferentes). Ambos também falam que a bateria do meu iPhone 6s está com 99 ciclos. Ainda que não seja algo exato, é uma boa referência para você que está com algumas dúvidas sobre o desempenho da sua bateria.
[dica do Miguel Dornaes]