A Universal surpreendeu o mercado e anunciou ainda ontem a Lost Tunes, sua própria loja de músicas online. O foco do serviço são álbuns raros de se encontrar ou produções que sequer foram lançadas, de toda a coleção da gravadora.
As ofertas são escolhidas a dedo pela Universal e abrangem diversas eras musicais, do jazz clássico à música eletrônica. O catálogo começa bem pequeno, com apenas 134 álbuns, mas a idéia é que 500 novos sejam adicionados até o próximo semestre. Vários artistas e álbuns possuem biografias e opiniões em suas respectivas páginas.
As músicas da Lost Tunes são codificadas em formato MP3 a 320Kbps e são descritas como tendo “o dobro da qualidade da iTunes” (AAC a 128Kbps), podendo ser reproduzidas em qualquer aparelho, incluindo Macs, iPods e telefones celulares diversos.
O projeto é realizado pela 7 Digital, loja musical britânica e, desta maneira, só estará disponível inicialmente no Reino Unido a preços de £0,99 por faixa e £8,00 para um álbum comum. A Universal garante o lançamento de versões em outros países nos “próximos meses”.