A Apple já tem alguns data centers próprios, como o mostrado na foto acima, mas ela não caminha sozinha nesse sentido. A grande parceira da Maçã há alguns anos para os serviços do iCloud tem sido a Amazon, com seus Web Services (AWS), mas é possível que a Apple migre boa parte dessa infra para o Google.
It’s true, @iCloud to be partially powered by @googlecloud. But will take a year & unlikely to be profitable. @awscloud lost $ from iCloud.
— Amir Efrati (@amir) 16 de março de 2016
Segundo informações divulgadas nesta semana, boa parte dos sistemas do iCloud passarão a funcionar na Google Cloud Platform dentro dos próximos meses. A notícia certamente caiu como uma bomba para a Amazon, que irá perder — mesmo que parcialmente — um contrato milionário.
A intenção da Apple seria dividir as necessidades da sua nuvem entre as duas gigantes, reduzindo a dependência e também economizando em gastos. O investimento da Apple no Google estaria previsto em US$400-600 milhões, mas não se sabe ao certo se esse montante seria anual ou por algum período diferente.
A conquista da conta é atribuída em boa parte a Diane Greene, cofundadora da VMware que agora está liderando os esforços da Google Cloud Platform.
Projeto “McQueen”
Mas essa migração não é o objetivo máximo da Apple. De acordo com o Re/code e o VentureBeat, a Apple trabalha em um grande projeto interno a fim de abandonar completamente a necessidade de parceiras como Amazon e Google (e até da Microsoft, com o Azure).
Intitulado de projeto “McQueen”, a intenção da Apple é ter a sua própria infraestrutura de nuvem pronta dentro dos próximos três anos. Isso reduziria custos ainda mais (ao menos num médio/longo prazo), lhe daria mais controle sobre suas necessidades técnicas (incluindo integração com outros produtos/serviços) e ainda contribuiria para a segurança de dados — especialmente em épocas de confronto com governo/FBI.
Como sempre falamos em temas do tipo: dinheiro não é problema para o projeto ir à frente; a Apple tem de sobra.
[via AppleInsider, MacRumors]
Atualização · 23/03/2016 às 17:57
O The Information corroborou hoje [matéria fechada para assinantes] o rumor acima sobre o projeto “McQueen”, citando ainda que a Apple teria nada mais nada menos do que seis diferentes projetos relacionados à sua infraestrutura na nuvem.
O foco da Apple seria não apenas em armazenamento de dados, mas também em servidores, equipamentos de rede e sistemas integrados.
A coisa toda ainda levará um tempo para ficar pronta, mas a Apple espera começar a mesclar a sua própria infra com a de terceiros — Amazon, Google e Microsoft — na medida em que for concluindo diferentes etapas dos seus projetos.
[via AppleInsider]