O melhor pedaço da Maçã.

iOS 9.3: recurso Ligações por Wi-Fi começa a aparecer para clientes da Vivo [atualizado 2x]

No fim de 2015, clientes da Vivo passaram a ter acesso ao aplicativo TU Go.

Publicidade

Ao instalar o app, clientes da operadora podem fazer e receber chamadas, além de enviar mensagens SMS sem a necessidade da rede celular. Como? Pela rede Wi-Fi. O TU Go aproveita a conexão com a internet para realizar os serviços celulares, algo ideal para quem costuma viajar muito para o exterior e indispensável para aqueles locais com cobertura fraca da operadora.


Desculpe, app não encontrado.

Além de um app para iOS, há também para as plataformas Android e Windows Phone — sem falar no site go.tu.com, permitindo que você utilize o seu telefone até mesmo pelo computador. O Tecnoblog explicou direitinho como ele funciona, caso você queira mais informações.

Publicidade

Mas por que estamos falando disso, agora? Explico.

Lá fora, desde o lançamento do iOS 9, a Apple disponibilizou um recurso chamado Wi-Fi Calling (Ligações por Wi-Fi). Ele até então não estava disponível para nenhuma das operadoras brasileiras, mas com a chegada do iOS 9.3, alguns usuários perceberam que o recurso começou a ser ativado.

Publicidade

Isso quer dizer que, a partir de agora, clientes da Vivo podem utilizar o recurso nativamente. Ou seja, mesmo com um sinal fraco de operadora, se você estiver conectado a uma rede Wi-Fi — ou se estiver viajando, com a roaming de voz/dados desativado mas conectado a uma rede Wi-Fi —, poderá fazer/receber ligações sem o menor problema.

Diferentemente do TU Go, o recurso Ligações por Wi-Fi cobre apenas ligações, não englobando nada de SMS. Mas convenhamos que, com uma rede Wi-Fi disponível, ninguém quer mesmo saber mais de SMS (afinal, iMessage, WhatsApp, Telegram e companhia chegaram para ficar).

Sem dúvida nenhuma é uma ótima novidade que deveria ser suportada por todas as operadoras nacionais.

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Atualização · 23/03/2016 às 12:56

Em contato com o MacMagazine, a Vivo esclareceu que o Ligações por Wi-Fi engloba, sim, mensagens SMS. Ou seja, caso esteja sem sinal da operadora, basta estar conectado a uma rede Wi-Fi para receber/fazer ligações e receber/enviar mensagens sem nenhuma dificuldade.

Publicidade

Vale esclarecer também que as ligações e o envio de SMS são descontados do seu plano normalmente. Você não paga absolutamente nada para receber/fazer ligações e receber/enviar SMS via Wi-Fi, mas tudo isso obviamente é atrelado ao consumo do seu plano.

Por fim, o recurso aparentemente por enquanto está disponível apenas para contas de Pessoa Física (não funciona em planos empresariais).

Atualização II · 23/03/2016 às 15:18

Em novo contato, a Vivo informou que até o fim deste ano planeja oferecer o serviço TU Go Wi-Fi (consequentemente, o Ligações por Wi-Fi) para planos corporativos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo cabo de Lightning para USB-C da Apple permite recarga mais rápida em iPads Pro de 12,9″

Próx. Post

FBI “desiste” de pressionar a Apple e parece ter encontrado outra solução para desbloquear iPhone [atualizado]

Posts Relacionados