O mercado brasileiro de smartphones é, sem dúvida, muito diferente do americano — principalmente quando o assunto é Apple. Enquanto por aqui os preços dos iPhones são bem altos e o poder aquisitivo médio do brasileiro, baixo, lá os preços são bem razoáveis — ainda mais levando em conta o poder de compra do americano médio. Não é à toa que, no Brasil, o Android domina amplamente o mercado com mais de 90% de market share.
Apesar de sabermos a representatividade das plataformas móveis, dificilmente vemos informações de market share de mercado sobre fabricantes. E por um motivo simples: conforme informou o Tecnoblog, esses dados não são compartilhados com a imprensa e ficam restritos aos clientes das firmas de pesquisas (fabricantes e/ou operadoras) por questões contratuais.
Felizmente, um relatório da empresa de análises de mercado GfK acabou com um pouco desse mistério e nos mostrou que a Samsung é, de longe, a fabricante de maior sucesso no Brasil — seguida por Motorola, LG, Apple e Alcatel.
Confira o ranking e os percentuais de mercado:
Posição | Fabricante | Fatia de mercado |
---|---|---|
#1 | Samsung | 50,3% |
#2 | Motorola | 17,8% |
#3 | LG | 12,2% |
#4 | Apple | 5,0% |
#5 | Alcatel | 4,6% |
#6 | Microsoft | 2,4% |
#7 | Outros | 7,7% |
Veja que há uma boa distância entre os três primeiros colocados; já da Apple para a Alcatel, as coisas estão bem apertadas. É claro que a Maçã se posiciona aqui de uma forma bem diferente dessas outras fabricantes. Atualmente o iPhone mais barato comercializado no Brasil custa R$3.199, um preço bem acima de smartphones da Samsung, da Motorola e da LG que podemos encontrar por aí. Não tem jeito: isso é refletido diretamente no market share da empresa.
Talvez a Apple nem mesmo esteja preocupada em ter uma fatia de mercado grande aqui. Como sabemos, a margem de lucro dela é enorme e, com esses 5%, arrisco a dizer que empresa deve ter um resultado financeiro mais interessante do que a própria Motorola com seus 17,8%.
Resumindo: definitivamente a Apple não tem como brigar de igual para igual com Samsung, Motorola e LG — ao menos não com as armas (aparelhos) que oferece hoje. Resta saber se a empresa está ou não satisfeita com o seu desempenho em terras tupiniquins.
Alguns outros pontos do relatório da GfK também merecem destaque, conforme destacou a EXAME.com. No geral, três tendências motivaram bastante a troca de aparelhos no Brasil: 1. câmeras de melhor qualidade; 2. telas maiores; e 3. suporte a redes 4G.
Para termos uma ideia, em 2014 apenas 1% dos smartphones comercializados tinha câmera frontal de 5 megapixels ou mais; em 2015, esse número subiu para 25%. Em 2014, os aparelhos com suporte a redes 4G representaram apenas 5% das vendas; já no ano passado, o número pulou para 28%. Já as vendas de aparelhos com telas de 5 ou mais polegadas saltaram de 10% em 2014 para 41% em 2015! Curiosamente, o iPhone 6s Plus cobre todas essas três características desejadas e procuradas por brasileiros.
Veremos se esse cenário brasileiro muda com a chegada iminente do iPhone SE…