Numa época em que realizar tarefas “de computador” no smartphone já é visto como coisa corriqueira para a maioria de nós, se deparar com algo difícil — ou mesmo impossível — de ser feito nos nossos queridos dispositivos móveis é frustrante, para dizer o mínimo. As companhias aéreas e seus programas de milhagem sempre tiveram uma parcela de culpa nessas frustrações, com sites bugados, apps fracos ou inexistentes e experiências, no geral, bem ruins.
A partir desta semana, o Smiles promete exterminar ao menos uma parte destas frustrações com o lançamento do seu novo app, já disponível na App Store e no Google Play. No aplicativo, é possível se associar ao clube, bem como entrar com sua conta Smiles para checar seu saldo, resgatar milhas, acompanhar passagens reservadas e, pela primeira vez em dispositivos móveis, emitir passagens aéreas com milhas ou milhas + dinheiro — tudo dentro do próprio aplicativo.
Fiz um breve teste do aplicativo no iOS e no Android e posso dizer que, em ambas as plataformas, a experiência do usuário está (com o perdão do trocadilho) milhas à frente de qualquer outro site móvel ou app de programa de milhagens. Considerando que o Smiles atende uma gama de companhias aéreas do mundo — incluindo a nossa querida Gol, Aerolíneas Argentinas, Delta, Air France, KLM, TAP, Copa Airlines, entre outras —, é um avanço e tanto para os viajantes mais tecnológicos. Que a concorrência tome como exemplo!