Ainda que esteja aos trancos e barrancos e no meio do processo de troca do seu CEO, o Yahoo! lançou nesta semana uma nova ferramenta de buscas chamada Glue. Ainda que seja bastante impressionante, ela está em fase beta nos Estados Unidos e existe desde maio, quando foi lançado na Índia.
O Google é tão dominante no mercado de buscas online que poucos realmente preferem serviços concorrentes; não é à toa que seu nome virou sinônimo de “buscar” em alguns dicionários estrangeiros. Ainda assim, o Yahoo! traz um bom diferencial para o Glue que pode fazê-lo se destacar em relação à concorrência — ao menos em alguns tipos de buscas.
Ao invés de uma lista tradicional de links azuis, o Yahoo! Glue mostra os resultados em três painéis diferentes, tanto do próprio Yahoo! como de outros sistemas. Esses podem ser imagens, vídeos, artigos da Wikipédia, estatísticas de esportes, notícias e resultados diversos de outras fontes. Seu algoritmo varre a web e reúne o máximo de informações possível sobre determinado tema.
Confira um exemplo abaixo, de uma página Glue com informações sobre nosso presidente Lula:
O Yahoo! garante que o Glue não substituirá sua busca convencional. Ao invés disso, ele aparenta ser um serviço bastante útil, que agrega dados de uma série de fontes sobre tópicos específicos.
[Via: The English Blog.]