O melhor pedaço da Maçã.

iPhones 14 Pro têm 6GB de RAM; testes revelam performance do A16 Bionic [atualizado: 14 Pro Max]

Chip A16 Bionic

O iPhone 14 Pro mal foi lançado e já temos os resultados de benchmark do Geekbench com sua performance. Infelizmente, eles não são tão satisfatórios quanto esperávamos.

Publicidade

Enquanto no ano passado o iPhone 13 Pro, com o chip A15 Bionic, marcou 1.707 pontos no teste single-core e 4.659 no multi-core, o iPhone 14 Pro — que conta com o novíssimo chip A16 Bionic — pontuou 1.879 no single-core e 4.664 no multi-core.

Ou seja, ainda que as pontuações de fato sejam um pouco maiores, o novo processador não demonstrou grandes ganhos.

A parte peculiar da história é que o A16 Bionic é o primeiro processador da Apple de 4nm, então esperava-se que o desempenho fosse muito superior. A fim de comparação, até mesmo os últimos Macs ainda têm chips fabricados a 5nm, o M2.

Memória

No Geekbench, também é possível ver que o aparelho conta com 6GB de memória, o que foi corroborado por arquivos no Xcode. Aliás, todos os modelos da família iPhone 14 têm a mesma quantidade de memória, assim como Ming-Chi Kuo havia sugerido em março deste ano.

Publicidade

Vale notar que o analista comentou a possibilidade de os iPhones 14 Pro virem equipados com memória LPDDR5 (mais rápidas que as LPDDR4X), mas os arquivos do Xcode confirmam apenas a quantidade de memória e não o tipo.

Enquanto isso, a Apple continua anunciando que o A16 Bionic é “o chip mais potente em um smartphone”, com 50% mais largura de banda de memória. Ele tem os mesmos 6 núcleos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. — ainda que a Maçã afirme ser uma “nova CPU de 6 núcleos”, seja lá o que isso signifique.

Os números nos dão uma ideia do desempenho do aparelho, porém saberemos quais de fato serão os ganhos de performance quando colocarmos as mãos e percebermos seu funcionamento no dia a dia.

via MacRumors [1, 2]

Atualização, por Rafael Fischmann 09/09/2022 às 07:30

Agora foi a vez de um benchmark do iPhone 14 Pro Max ser avistado no Geekbench, e este já traz números um pouco mais animadores.

Publicidade

Conforme apurado pelo MySmartPrice, o teste traz pontuações de 1.882 em single-core e de 5.290 em multi-core, contra respectivamente 1.728 e 4.790 do iPhone 13 Pro Max — ganhos de 9-10%, portanto.

É possível que o maior espaço interno do modelo Pro Max possibilite que o chip A16 Bionic trabalhe melhor, mas também convém esperarmos um pouco para a execução de mais testes a fim de que se tenha uma média de números mais apurada para avaliação.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Usuários de iPhones tiraram mais de 3 trilhões de fotos em 2021

Próx. Post

Como os novos Apple Watches rastreiam o ciclo menstrual?

Posts Relacionados