O melhor pedaço da Maçã.

Usuários de iPhones desbloqueiam aparelhos em média 80 vezes ao dia

Botão Home (Touch ID) do iPhone 5s

Pense rápido: qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Se você pensou em “olhar” ou “pegar” seu celular, não se sinta mal por isso. Afinal, muitos de nós inclusive acordamos com o próprio alarme dos aparelhos. E mesmo que você não o faça, tenho certeza de que seu smartphone já se tornou uma extensão da sua vida — exatamente como planejava a Apple desde o início.

Publicidade

Por toda a App Store, você acha milhares de aplicativos que facilitam cada aspecto da sua rotina, fazendo-lhe grudar na tela quase o dia inteiro. Mas você já se perguntou quantas vezes ao dia você vê o seu celular? Quantas vezes você o desbloqueia? Pois então, a própria Apple revelou algum desses dados a repórteres que participaram de uma audioconferência sobre segurança na sexta-feira passada (15/4).

Segundo Ben Bajarin, do Tech.pinions, a Apple compartilhou uma estatística a qual mostra que a média diária de desbloqueio de iPhones é de 80 vezes e que os usuários mais avançados (os chamados “heavy-users”) chegam a olhar seus aparelhos mais de 130 vezes por dia! Além disso, 89% das pessoas habilitam o Touch ID quando o aparelho é compatível — o que, em minha humilde opinião, ainda é pouco porque esse recurso é realmente uma mão na roda; todos deveriam usar. Talvez isto diga respeito às falhas que ocorrem na primeira geração do sensor de impressões digitais, mas é difícil afirmar ao certo.

Aliás, Bajarin chama atenção ao fato de que a Apple — diferentemente de qualquer outra empresa — preza pela segurança, mas também leva muito em consideração a facilidade de uso. Exatamente por esse motivo é que mal percebemos que o Touch ID, além de nos poupar muitos minutos ao desbloquear o telefone, também é um recurso extremamente eficaz em segurança. E falando nisso, Bajarin citou ainda um documento [PDF] da Apple o qual explica sobre a importância da Secure Enclave, o “coprocessador” que criptografa cada arquivo e também o disco inteiro dos nossos aparelhos. O Touch ID está disponível desde 2013 a partir dos iPhones 5s, iPads Air 2 e iPads mini 3. Já a Secure Enclave está presente nos processadores A7 ou posteriores.

Que a Maçã continue alegrando nossos corações, trazendo segurança junto de inovações no sistema. 🙂

[via The Verge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla é contratado pela Apple [atualizado: mais um]

Próx. Post

Apple estaria cortejando artistas importantes para a criação de suas séries de TV originais

Posts Relacionados