O melhor pedaço da Maçã.

Mais uma sexta-feira passou e novamente a AAPL parece ter sido manipulada

Stocks no iPhone

Fechamento da Bolsa em 13 de maio de 2011Depois das primeiras suspeitas sobre manipulação da NASDAQ:AAPL às sextas-feiras, fiquei só esperando para ver se o fenômeno se repetiria. Fui ao Dashboard e, quando bati o olho no widget de ações, eis que os papéis da Apple caíram 1,75% no dia.

Publicidade

Só que todas as cotações que acompanho estavam mal das pernas — a Maçã era apenas a pior de todas. Sinal de que tudo vai bem com o mundo? Não extamente…

A queda no valor não é o único sinal de manipulação: o principal indicativo que Philip Elmer-DeWitt apontara, no meu entendimento, são grandes movimentações feitas ao fim do dia. Ah! Nesse quesito a AAPL se destacou de todas as demais.

Veja só o que aconteceu quando faltava menos de uma hora para o fechamento do pregão:

Fechamento da AAPL em 13 de maio de 2011

Elmer-DeWitt conta no Fortune Tech que 500.000 papéis da Apple trocaram de mãos em menos de uma hora, fazendo o valor despencar artificialmente e contratos de calls (que dão a opção de comprar 100 ações por um dado preço na data de vencimento) expirarem sem valor nenhum, rendendo apenas para quem os vendeu.

Publicidade

Mas quem seria capaz de manipular desta forma a segunda maior empresa da Bolsa de Valores? Isso é matéria para mais investigação, só que vale ressaltar o papel que a mídia desempenha nessa história toda: rumores e notas de analistas (como esta, da Jefferies, publicada numa hora crítica, bem perto do fechamento da Bolsa) podem tanto ser a causa para esse fenômeno quanto servir apenas para acobertar a conduta de quem realmente está por trás dele.

Publicidade

Isso ainda vai dar o que falar… Seria interessante ver a Securities and Exchange Comission (SEC) abrir o olho e iniciar uma investigação. É bem capaz de, daqui a uns meses, vermos alguém indo parar na cadeia por causa dessa história toda.

Até lá, sugiro que esta seja a trilha sonora no pregão das sextas:

[blackbirdpie id=”69147651685355520″]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iGridlock: e o famoso jogo Cilada, da Estrela, ganha uma versão para iPads

Próx. Post

Moradores de Manaus também têm à sua disposição um app para iOS com informações sobre o trânsito

Posts Relacionados