O melhor pedaço da Maçã.

Strategy Analytics: Apple Watch perdendo terreno, venda geral de tablets e smartphones caindo

A firma de análise econômica Strategy Analytics publicou ontem uma série de estudos sobre os resultados e tendências do mercado no primeiro trimestre de 2016 em três diferentes categorias: smartphones, tablets e smartwatches. Coincidentemente ou não, estas são três das quatro categorias pilares da Apple (a minguante quarta é o computador pessoal), e a seguir destrinchamos estes números, seus significados e razões.

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Smartphones

Stategy Analytics - Smartphones

No mundo dos famigerados supercomputadores de bolso, as vendas caíram pela primeira vez na história. Foi uma queda de 3% em relação ao mesmo período do ano passado — não chega a ser uma diminuição tão drástica quanto os 16% da Apple, mas serve para ilustrar que os problemas no mercado não são exclusivos à Maçã.

A Samsung continua sendo a principal fabricante de smartphones do mundo, com 23,6% de market share, ainda seguida pela Apple, com 15,3%. É bom notar que ambas perderam uma quantidade de participação, e as principais culpadas disso estão no outro lado do mundo: as companhias chinesas (como Huawei, OPPO e Xiaomi) estão conquistando mercado rapidamente, como mostra a tabela acima.

Tablets

Stategy Analytics - Tablets

Movendo para telas um pouco maiores, o mundo dos tablets continua *não* indo muito bem, obrigado, com o pior desempenho trimestral desde 2012. O mercado retraiu aterradores 14,7%, passando de 46,4 milhões de tablets vendidos no primeiro trimestre de 2015 para 39,6 no mesmo período deste ano. É uma queda parecida com a da Apple, que diminuiu 18,8%.

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A Maçã, mesmo com a queda, continua liderando com folga o campo dos tablets, com um market share de 25,9% — contra 15,2% da segunda colocada, a Samsung.

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A Strategy Analytics e a IDC notam que, neste segmento, o futuro está no baixo custo. Tablets baratos, como os da Amazon (que cresceu assustadores 5.421% no ano) e da Huawei, estão atraindo interesse cada vez mais dos consumidores, enquanto seus irmãos mais caros e elaborados são recebidas com cada vez menos animação. Sinal amarelo para a Apple.

Smartwatches

Stategy Analytics - Smartwatches

As coisas estão mais ensolaradas no diminuto mundo dos smartwatches — mas não tanto assim para a Apple. A venda dos reloginhos inteligentes cresceu 223% no último ano, o que é compreensível, considerando a novidade do segmento. A Apple, entretanto, continua perdendo terreno para os concorrentes equipados com Android Wear e Tizen: seu market share caiu de 63% no primeiro trimestre do ano passado para 52% no mesmo período em 2016. E a tendência é cair mais, conforme as outras empresas vão aperfeiçoando suas tentativas e um novo Apple Watch não é lançado.

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Apesar disso, a Maçã ainda é a franca líder do segmento.

A Strategy Analytics estima que foram vendidas 2,2 milhões de unidades do Apple Watch no primeiro trimestre deste ano (a Apple não divulgou os números), enquanto a segunda colocada, a Samsung, vendeu 600 mil smartwatches. Pra se ter uma ideia, a mesma firma colocou na casa dos 4 milhões as vendas do Apple Watch no seu trimestre de lançamento.

[via Cult of Mac, Fortune, MacRumors]

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