O melhor pedaço da Maçã.

iOS ainda possui maior interesse de desenvolvedores, que dividem-se na escolha de serviços na nuvem

Interesse de desenvolvedores por plataformas móveis

Em seu mais recente estudo sobre desenvolvedores para sistemas operacionais móveis, a Appcelerator e a IDC constataram uma continuidade do forte interesse deles pelo iOS, mesmo com a consolidação do Android como líder de mercado em smartphones. Cerca de 91% dos entrevistados afirmaram possuir alto interesse na produção de software para iPhones/iPods touch, enquanto 86% teriam opinião similar com relação a iPads.

Publicidade

Interesse de desenvolvedores por plataformas móveis

O sistema operacional do Google não ficou muito atrás: 85% dos entrevistados desejam trabalhar com ele em projetos para smartphones, enquanto as tablets baseadas na mesma plataforma têm menor visibilidade, com o alto interesse de 71% dos desenvolvedores ouvidos no estudo. Muitos deles estão (ou temem ficar) frustrados com a falta de homogeneidade do ecossistema da gigante de buscas, o qual ainda é bastante visto como fragmentado.

Outras plataformas móveis de destaque, como Windows Phone 7, webOS e BlackBerry (tanto para smartphones quanto para tablets) tiveram a atenção de menos de 30% dos entrevistados.

Interesse de desenvolvedores por serviços na nuvem

Contudo, o que mais chamou a atenção na pesquisa da Appcelerator/IDC foi a opinião de desenvolvedores sobre serviços na nuvem, pois eles pretendem se conectar a uma imensa variedade deles nos próximos 18 meses. A maior parte dos entrevistados (78%) mantém-se focada nas redes sociais, mas gigantes como a Apple e a Microsoft também são destaque.

No primeiro caso, a Maçã possui alta visibilidade graças aos seus serviços de publicidade e comércio, enquanto a Microsoft é ainda mais forte, por atuar no mercado corporativo com o seu versátil catálogo de soluções e estar bem posicionada no emergente segmento de computação avançada na nuvem, com a sua nova plataforma de serviços Windows Azure. Acredita-se que a estratégia da gigante de Redmond seja a mais propensa a gerar lucros, apesar de estar muito voltada a profissionais de TI.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sony apresenta duas tablets com Android 3.0 “Honeycomb” para brigar com o iPad

Próx. Post

Desenvolvedor brasileiro Romilson Nunes lança aplicativo My Finances para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados