O nome do alemão Stefan Esser (ou @i0n1c) é conhecido entre jailbreakers de iOS. Agora, por meio da sua empresa SektionEins, ele lançou um app que faz uma boa verificação de segurança em iPads e iPhones/iPods touch.
O System and Security Info é ótimo para quem gosta de acompanhar dados como uso de CPU, memória, disco, processos em execução e mais no iOS, porém ele vai além — detectando se o aparelho tem jailbreak e buscando qualquer tipo de anomalia de segurança, incluindo possíveis malwares instalados sem o consentimento do usuário (algo que normalmente só acontece justamente se foi feito jailbreak).
Esser garante que a verificação é toda feita localmente no dispositivo e que nenhum dado é enviado para algum servidor remoto, algo que a Apple provavelmente barraria no seu processo de verificação para a App Store também. O hacker tem um bom histórico — em meados do ano passado, por exemplo, divulgou uma falha de segurança do OS X que a Apple correu para corrigir na versão 10.10.5.
O app está com 50% de desconto, por tempo limitado.
[dica do Junior Vieira]
Atualização · 16/05/2016 às 09:54
Após ganhar atenção da mídia, o app não conseguiu receber um update e foi removido da loja.
Here. It basically says: we do not want our users to have the impression iOS could have security holes. go away. pic.twitter.com/7II1q96ZMt
— Stefan Esser (@i0n1c) May 14, 2016
The fact our app was pulled is selective punishment. They let hundreds of system monitor tools in the store some obviously using privateAPI
— Stefan Esser (@i0n1c) May 16, 2016
Esser demonstra a sua indignação com razão no Twitter, visto que há na App Store diversos apps que mostram informações semelhantes de processos do sistema. Ele não pretende lançar uma versão alternativa do System and Security Info para quem já tem jailbreak.
Resumidamente, a Apple não quer na sua loja um app que demonstre facilmente que o iOS não é infalível em termos de segurança. Heh.
[via Forbes]