Em abril, a Apple divulgou seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre fiscal de 2016. O crescimento obtido nos últimos 13 anos infelizmente não foi mantido, o que acabou fazendo com que as ações da Maçã caíssem bruscamente. Houve muito burburinho pela imprensa e pela internet, pessoas levantando debates sobre uma possível decadência da empresa, enfim, todo o tipo de comentário infundado.
O fato é que, o que muitos podem não perceber é que ela ainda tem números muito altos ao ser comparada a tantas outras do ramo. Nesta quarta-feira (11/5), esse argumento foi confirmado pela divulgação da lista da Forbes intitulada “As marcas mais valiosas do mundo em 2016” — na qual a Apple chegou em primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo.
Como demonstrado acima, o valor da marca Apple foi estimado em US$154,1 bilhões, sendo 87% a mais do que o segundo colocado — o Google —, avaliado em US$82,5 bilhões. A Maçã gerou uma receita anual de US$233,7 bilhões, investindo US$1,8 bilhão em propaganda.
O professor de marketing e especialista em marcas da Universidade da Pensilvânia, David Reibstein, explicou que “as marcas são avaliadas de acordo com a perspectiva dos clientes. O que faz uma empresa ser valiosa é o quanto os clientes estão dispostos a pagar por seus produtos”.
Outras empresas de tecnologia aparecem na lista, como a Microsoft em 3º lugar (US$75,2 bilhões), Facebook em 5º (US$52,6 bilhões), IBM em 7º (US$41,4 bilhões). E, caso esteja se perguntando, a Samsung conquistou o 11º lugar com US$31,1 bilhões. Você pode conferir a lista inteira aqui.
[via AppleInsider]