O melhor pedaço da Maçã.
Weekend Read em iPhone

Weekend Read é a maneira mais fácil de ler roteiros de filmes no iPhone

por Luís Martins [@ChernoAlpha42]

Os roteiros de Hollywood têm um formato tradicional e sempre bem similares entre si. Isso tem como motivo manter um padrão por toda a indústria. As folhas, por exemplo, têm vários espaços em branco, o que permite aos cineastas e atores fazerem anotações.

Publicidade

Mas este modelo não ajuda muito quem quer ler em uma tela, principalmente numa pequena como a do iPhone. A maioria das obras disponibilizadas está em PDF, então a página ocupa a tela inteira e as letras ficam bem pequenas, e é chato ter que ficar dando zoom e focando em partes diferentes do texto toda hora. Enfim, num celular não é a melhor forma de ser ler um texto como esses.

A proposta do app Weekend Read é melhorar essa experiência.


Desculpe, app não encontrado.

Publicidade

Sua principal função é a adaptação do texto para o espaço limitado. O app ajusta o arquivo de forma que as palavras fiquem com um bom tamanho e bem distribuídas, similar a um ebook. Vários formatos são compatíveis com esta função: PDF, Fountain, Final Draft, TXT e Markdown. Na maioria das vezes a formatação funciona muito bem, mas se você quiser checar o arquivo original há um botão no canto da tela que permite trocar rapidamente o estilo de visualização. Além disso, pode-se escolher as fontes, o seu tamanho e ativar um modo noturno.

Há também a opção de destacar personagens do filme, assim fica mais fácil focar em alguém específico. E uma barra de rolamento permite navegar pelas páginas com facilidade.

Para adicionar um roteiro à biblioteca, o usuário pode escolher importar diretamente do Dropbox, de um email ou por uma URL copiada. Nativamente o app também disponibiliza de maneira rápida e fácil vários roteiros de filmes conhecidos.

Publicidade

O Weekend Read é gratuito; há uma versão paga (US$10), porém em nenhum momento o aplicativo básico parece incompleto. Alguns usuários podem achar que o upgrade vale a pena, mas a desenvolvedora Quote-Unquote Apps não fica apelando com propagandas ou pedidos forçando a compra. As features desbloqueadas pelos dez dólares são: sincronização pelo iCloud, armazenamento de mais de quatro scripts por vez e destaque a mais de um personagem.

Tanto os habituais leitores cinematográficos quanto os novatos (e ainda aqueles que pretendem começar) podem aproveitar o Weekend Read. Se você gostaria de ler roteiros no iPhone, não há motivo para deixar de pelo menos testar o aplicativo.

·   ·   ·

Publicidade

Dica: quem ainda não sabe onde pegar scripts pode ficar um pouco perdido. O site Go Into The Story tem uma página com mais de 100 obras gratuitas e legais para baixar. É um ótimo ponto de partida (além dos roteiros de fácil acesso dentro do app). São vários filmes de muitos gêneros e estilos. Há inclusive disponível lá “Steve Jobs” — o filme de 2015, escrito por Aaron Sorkin e protagonizado por Michael Fassbender.

(Recomendo baixar todos os arquivos que lhe interessar, pois os estúdios podem retirá-los do ar sem aviso prévio.)

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tópicos do MM Fórum: Notepad++, backup do iCloud, compra do AppleCare nos EUA e mais!

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 15 a 22 de maio

Posts Relacionados