O melhor pedaço da Maçã.

Falha no instalador do macOS Big Sur pode causar perda de dados

O problema afeta quem tem pouco espaço para armazenamento disponível
Update do macOS Big Sur

Uma extensa análise do Mr. Macintosh detalhou um problema com o instalador do macOS Big Sur, o qual permite fazer a atualização para o sistema operacional mais recente da Apple sem primeiro verificar se o Mac tem armazenamento livre suficiente — resultando na falha da instalação e, possivelmente, a perda de dados.

Publicidade

Mais especificamente, o instalador do macOS Big Sur pode falhar ao verificar o espaço livre do sistema na inicialização e continuar executando o processo de instalação até que todo o armazenamento se esgote.

Segundo a Apple, a atualização para o macOS Big Sur requer pelo menos 35,5GB de espaço disponível. Com essa falha, mesmo se seu Mac não tiver esse armazenamento livre, o macOS tentará executar a instalação.

Isso pode levar a um loop, com o Mac preso na tela de Recuperação do macOS apresentando o alerta: “Ocorreu um erro ao preparar a atualização do software.”

Publicidade

O problema parece estar presente desde as primeiras versões do macOS Big Sur, lançado oficialmente em novembro. Curiosamente, versões secundárias e betas não são afetadas pela falha.

Além de a instalação congelar na tela de Recuperação do macOS, as máquinas com chip de segurança T2 podem perder dados se o FileVault estiver ativado.

A recuperação de dados é possível usando um backup do sistema e um segundo Mac, embora o processo seja complicado quando o FileVault está ativado. Os Macs que não tenham o FileVault habilitado antes da atualização podem liberar espaço para uma nova instalação usando o Terminal ou transferindo dados para um segundo Mac via TDM1Target disk mode, ou modo de disco de destino..

Já aqueles que se depararam com o problema e, por algum motivo, não precisam recuperar dados de um Mac afetado, podem simplesmente apagar a unidade e reinstalar o macOS.

Publicidade

O Mr. Macintosh informou que alertou a Apple sobre o problema, mas a empresa ainda não respondeu. Vamos torcer para que a companhia se atente ao problema e libere uma solução junto ao macOS Big Sur 11.3, cuja primeira versão beta foi lançada na semana passada.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Target disk mode, ou modo de disco de destino.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Modem Snapdragon X65 promete 5G de até 10Gbps

Próx. Post

Eis algumas boas alternativas de carregadores para iPhones

Posts Relacionados