Referência entre os fãs de rock e música eletrônica, os sintetizadores da marca Moog eram o sonho de consumo dos músicos dessas vertentes. Sortudos foram aqueles que puderam desembolsar, em média, US$10.000 por cada aparelho. Porém, neste mês, os atuais entusiastas da música e os da década de 1970 (quando a marca ficou popular pela exímia qualidade do som) também, podem comemorar a volta do Model 15.
Isso mesmo, ele voltou. Tecnológico, com preço acessível e mais intuitivo. Escrevendo assim, parece até divulgação de alguma produção de J.J. Abrams, mas essa nova versão em formato de aplicativo é real e custa US$30. Criado exclusivamente para iPads e iPhones/iPods touch, o app promete reproduzir no iGadget o que o instrumento era capaz de fazer.
Isso só é possível por conta da recriação meticulosa do sintetizador, que conta com entrada MIDI, dezenas de botões e interruptores, gravador de loops, módulo de atraso ping-pong e osciladores potentes. Apesar de a aplicação do Model 15 ter sido criada usando APIs da Apple, permitindo assim funcionar em qualquer dispositivo iOS de 64 bits, o ideal é usar o app no iPad, considerando o melhor desenvolvimento dos recursos.
Para convencer ainda mais o investimento, é possível aprender como usar de maneira profissional o dispositivo por conta de uma série de tutoriais disponíveis responsáveis em guiar didaticamente o usuário. Além disso, quem baixar o Model 15 pode ainda criar seu próprio tutorial e compartilhar conhecimentos e técnicas com outras pessoas, tudo com base no guia da Moog, acessível pelo aplicativo. Muito simples e organizado!
Assista ao vídeo promocional:

A Moog Music já estava ensaiando o retorno das suas criações. Cinco anos atrás foi lançado o Animoog [iPad, iPhone/iPod touch], aplicativo sintetizador polifônico que faz pleno uso da touchscreen dos iGadgets. Apesar de a novidade oferecer o primeiro retorno dos saudosos instrumentos clássicos da Moog, ele não se compara à volta do Model 15, reconstruindo um dos instrumentos mais amados pelos fãs do som de qualidade.
[via WIRED]