O melhor pedaço da Maçã.
Apple Retail Store - Brussels

Apple Retail Stores poderão aparecer na Índia daqui a dois ou três anos

Os “bastidores” de negociações da Apple pela Índia estão num “vai-e-vem” grande. Alguns rumores apontaram que Apple Retail Stores apareceriam pelo país antes mesmo de anunciarem oficialmente a abertura da Aceleradora de Design e Desenvolvimento de Apps para iOS e do escritório voltado para o desenvolvimento de mapas. Apesar disso, levar as lojas ao país não está sendo tão simples assim.

Publicidade

Para abrir uma loja oficial, é exigido em lei indiana que a empresa fabrique pelo menos 30% dos seus produtos dentro do país. Contudo, a esperança da Apple estava em conseguir uma “isenção” que normalmente é concedida a empresas de tecnologia de ponta. Apesar dos esforços, o Ministro de Finanças se apoiou na lei e encrencou com os planos de Tim Cook, alegando até que os produtos da Maçã não se enquadram como “tecnologia de ponta”.

Contrariando as notícias anteriores, o Times of India afirma que um acordo entre o país e a Apple estaria a caminho para permitir que a empresa opere por dois ou três anos sem que lei seja aplicada. Ainda não se sabe exatamente o que mudou, porém o Ministro e o Departamento de Políticas e Promoções Industriais (Department of Industrial Policy and Promotion, ou DIPP) parecem estar abertos para receber as Apple Stores no país. O próprio Cook ratificou a importância do mercado indiano:

Eu vejo a Índia como se fosse a China de sete ou dez anos atrás nesse ponto de vista. Acho que existem ótimas oportunidades lá.

Outro fator que pode ajudar a Apple a encontrar um espaço no país de Gandhi é a abertura de uma fábrica da Foxconn de US$10 bilhões, que está sendo planejada para daqui a 18 meses. Essa manobra pode impulsionar a aceitação dos produtos da Maçã por toda a Índia. Inclusive, as investidas já começaram: a Apple anunciou que já comprou carregadores no país para vender e exportar também.

Publicidade

Cook esteve em visita ao país, onde apareceu em diversas entrevistas, se encontrou com astros Bollywoodianos e também com o primeiro-ministro Narendra Modi para discutir diversos assuntos. Talvez as habilidades sociais do Cozinheiro possam ter influenciado as negociações que estão acontecendo. De qualquer maneira, o potencial que ele vê no país mostra que, talvez, nós aqui no Brasil iremos presenciar ainda muitas melhorias da empresa vindas diretamente de lá.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Feedly, Polymail, PlayKids, Droplr e mais!

Próx. Post

Novo comercial do Apple Music, com DJ Khaled e Ray Liotta, destaca o acervo do serviço [atualizado: mais um]

Posts Relacionados