O melhor pedaço da Maçã.

LiquidText é um excelente app para iPad destinado a anotações em arquivos PDF

Fazer anotações em livros e cadernos é muito fácil. Basta você ter uma caneta ou lápis e, se quiser destacar um pouco mais, pode até usar um marcador de texto e Post-its. No fim, parece que fica uma bagunça, mas as partes importantes estão destacadas e você as consegue ler facilmente — é isso que conta.

Publicidade

Em se tratando de documentos digitais, nenhuma ferramenta de reprodução de PDF parece nos satisfazer quando o assunto é fazer comentários nos textos, principalmente quando é um livro escaneado. É aí que o aplicativo LiquidText para iPad aparece para salvar as nossas vidas.


Ícone do app LiquidText
LiquidText de LiquidText, Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPads
Versão 5.10.8 (299.2 MB)
Requer o iPadOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR
Screenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidTextScreenshot do app LiquidText

O aplicativo permite que você leia, faça anotações e destaque trechos importantes. O que encanta é realmente a maneira fácil e bonita com que isso é feito. O LiquidText divide a tela do iPad em duas partes (que podem ser ajustadas): o arquivo original e uma parte em branco.

Ao segurar o dedo e selecionar o texto que você quer destacar, aparecem algumas opções para você, como destacar com algumas cores diferentes, fazer um comentário sobre o trecho (que ficará em uma barra lateral), entre outras. Selecionando um trecho e arrastando-o para o lado, cria-se uma “nota líquida”, um balãozinho que fica na tela do lado. Nesta, é possível arrastar trechos, imagens ou criar comentários. Os trechos ficam ligados ao texto original e basta você tocar em um botão para ele lhe mostrar onde está. É possível agrupar os vários balões também somente arrastando e “juntando” um ao outro.

Com toda certeza, um dos recursos mais legais é a possibilidade de você visualizar outras partes de um texto sem sair da que está — ou comparar duas partes. Isto é realizado através do movimento de pinça e é muito fácil de fazer e desfazer.

Publicidade

Para importar, você pode escolher dentre as variadas opções de nuvem e selecionar qualquer arquivo de Word, PowerPoint, PDF ou qualquer página da internet(!) — é realmente uma ótima opção, apesar de incorporar cada detalhe da página, não somente o texto. Para exportar, é possível escolher em PDF ou DOCX.

O aplicativo acabou de ser atualizado para a versão 2.0 e a atualização acrescentou a possibilidade de trabalhar com diversos documentos juntos e juntar anotações. Apesar de o aplicativo ser em inglês, a interface é muito intuitiva e pelo vídeo abaixo já dá para ter uma ideia de como o essencial funciona.

Publicidade

YouTube video

O LiquidText para iPad é gratuito para baixar na App Store, porém a habilidade de mexer com múltiplos arquivos é paga uma vez só por US$9.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tim Cook conquista a 8ª posição no ranking de CEOs mais bem avaliados

Próx. Post

MacMagazine é um dos indicados ao Prêmio Influenciadores Digitais; participe e vote nos seus favoritos!

Posts Relacionados