O melhor pedaço da Maçã.

Índia dificulta importação de Macs e iPads para fomentar produção interna [atualizado 2x]

Começou a valer na Índia uma determinação que exige licenciamento para importações de laptops, tablets e computadores — uma medida que poderá atingir empresas como Apple, Dell e Samsung, forçando-as a aumentar a fabricação local. As informações são da Reuters.

Publicidade

Até então, a Índia permitia que as empresas importassem esses produtos livremente — diferentemente de smartphones, os quais possuem uma taxa de 20% de importação, o que acabou incentivando a produção local.

A exigência de tal licenciamento, portanto, pode resultar em prazos maiores para a importação de novos dispositivos, o que não seria tão positivo para as fabricantes. Ainda que o governo indiano não tenha dado motivos para a mudança, já é sabido o interesse da administração do primeiro-ministro do país, Narendra Modi, em incentivar a indústria local.

O espírito da mudança é levar a manufatura para a Índia. Não é um cutucão, é um empurrão.

Ali Akhtar Jafri, ex-diretor geral do Maharaja Agrasen Institute of Technology

Além de impulsionar a fabricação local, a medida visa reduzir o fornecimento da China, já que a Índia tem preocupações com a segurança de tais produtos, segundo uma fonte anônima da reportagem. Essa mesma pessoa disse, ainda, que as últimas remessas desses produtos serão permitidas — sem licença — até 31 de agosto.

Publicidade

Até o momento, a Apple está investindo pesado na produção de iPhones em território indiano, mas a empresa já está considerando expandir suas linhas de fabricação no país para incluir iPads — algo que também vem sendo incentivado, é claro, pelo governo indiano.

via AppleInsider

Atualização04/08/2023 às 09:40

Após a implementação da medida pelo governo indiano, a Apple e as demais empresas supracitadas tiveram que interromper temporariamente as importações — o que não estava previsto devido ao período de “carência” até o fim deste mês.

Publicidade

Segundo informações da Bloomberg, a decisão pegou todas as grandes fabricantes “de surpresa”. Fontes não especificadas disseram que as empresas esperavam que o governo implementasse “algumas medidas de importação”, mas a forma com que a medida mais recente foi anunciada teria as pegado desprevenidas.

Agora, as empresas estão negociando com as autoridades indianas como obter mais rapidamente tais licenças para importar seus produtos. Até que isso ocorra, a situação provavelmente resultará em escassez de produtos na Índia e também poderá implicar no atraso de novos lançamentos no país, de acordo com a Bloomberg.

Publicidade

Até o momento, nenhuma das empresas afetadas comentou a medida, nem o governo indiano.

Atualização II04/08/2023 às 12:35

Novas informações divulgadas pelo TechCrunch indicam que a Índia está adiando a implementação da nova medida — o que pode ter acontecido devido à reação negativa das grandes fabricantes de tablets, laptops e computadores.

De acordo com o vice-ministro de TI do país, Rajeev Chandrasekhar, o governo fornecerá um “período de transição” antes de implementar a nova política de importação. Mais precisamente, o governo oferecerá pelo menos um mês para as empresas obterem as licenças.

Pergunta: Por que o @GoI_MeitY criou novas normas para importação de hardware de TI como laptops, servidores, etc.?
Resposta: Haverá um período de transição para que isso entre em vigor, que será comunicado em breve.
Por favor, leia.👇

Conforme explicado por Chandrasekhar, a medida visa não só incentivar a manufatura local, mas também garantir que o “ecossistema de tecnologia da Índia use apenas sistemas/produtos confiáveis importados e/ou fabricados internamente”, em uma clara cutucada na China.

➡️ A Índia está se tornando um dos mercados de crescimento mais rápido do mundo para produtos digitais, incluindo laptops, servidores, etc.
➡️ A Índia e a DigitalNagriks consumirão milhões de produtos digitais na próxima Techade.
➡️ A rápida digitalização/cloudificação da nossa economia e o rápido crescimento da nossa economia digital estão alimentando o crescimento da demanda.
➡️ É objetivo do governo garantir hardware e sistemas confiáveis, reduzir a dependência de importações e aumentar o consumo doméstico dessa categoria de produtos.
➡️ Não se trata de forma alguma de uma “licença Raj” — trata-se de regular as importações para garantir sistemas confiáveis e verificáveis E garantir que o ecossistema de tecnologia da Índia use apenas sistemas/produtos confiáveis importados e/ou fabricados internamente.
#IndiaTechade #NewIndia

Ainda de acordo com o órgão indiano, a restrição não se aplicará a passageiros que transportem na bagagem os dispositivos vislumbrados pela nova medida.

A Maçã ainda não comentou as mudanças, vale notar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pela primeira vez na história, Linux ultrapassa o macOS no Steam

Próx. Post

Samsung e outras estão perdendo clientes para a Apple na Coreia do Sul, mostra pesquisa

Posts Relacionados