O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

MM Responde: como identificar/bloquear o risco de ransomwares em meu Mac?

Domingo é sinônimo de Fantástico MM Responde! 😊

Publicidade

A pergunta do dia é:

Como identificar/bloquear o risco de ransomware em meu Mac?

Ransomware?

Se você não acompanha o mundo da tecnologia, provavelmente nunca ouviu falar de um malware chamado ransomware. Afetando todos os tipos de sistemas operacionais e sem antivírus que proteja o seu computador deste mal, o ransomware restringe o acesso ao seu sistema e a seus arquivos, os compactando/criptografando, requerendo um valor de resgate para que os dados sejam liberados novamente para o proprietário.

Apesar de geralmente atingir apenas usuários que navegam pelo “submundo” da rede (sites do torrents — sobretudo asiáticos, russos, búlgaros, etc.), é importante que todos estejam atento ao risco.

KeRanger

Em fevereiro de 2016, pesquisadores de malwares identificaram a primeira forma de ransomware que afetava tanto PCs quanto Macs, sendo comercializado em fóruns de criminosos virtuais.

Ícone do app Transmission

Já em março, o KeRanger foi o primeiro do tipo diagnosticado em Macs, inclusive no popular cliente de torrents Transmission.

Como minimizar os riscos?

Criado pelo renomado pesquisador de segurança Patrick Wardle, o aplicativo RansomWhere? identifica e bloqueia o tipo de ação que o ransomware faz em seu computador, monitorando suas pastas, identificando possíveis riscos e minimizando perdas.

Alerta RansomWhere?

O aplicativo ignora a ação de aplicativos que fazem exatamente a criptografia de dados ou que já estejam instalados em seu Mac, logo, se você já sofreu com o problema em seu computador, o aplicativo será inútil.

Publicidade

Uma vez identificado o risco, o aplicativo apresenta ao administrador do computador a informação, permitindo a autorização ou não da continuidade do processo.

Caso você instale o RansomWhere? e o alerta acima apareça, saiba que o botão Allow desautoriza o aplicativo a finalizar o processo — ou seja, o suposto ransomware continuará rodando normalmente. Uma vez autorizado, o aplicativo não irá mais questionar o tal processo.

Publicidade

Já o botão Terminate autoriza o aplicativo a terminar o processo, desabilitando o ransomware.

Como dito no começo deste post, os riscos não são totalmente evitados, mas sim minimizados. Sempre fica o alerta para que seu Mac esteja rodando a última versão do OS X, com uma senha de administrador e, sobretudo, que você sempre leia as informações apresentadas na sua tela e tenha ciência do que está instalando em sua máquina.

·   ·   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Canal da WWDC 2016 na Apple TV

Canais da WWDC 2016 em Apple TVs já estão prontos para amanhã

Próximo Artigo
iPhone azul escuro

E se o iPhone ganhasse uma nova cor este ano, um azul escuro?

Posts Relacionados