O melhor pedaço da Maçã.

macOS Sierra tem um novo sistema de arquivos, chamado Apple File System (APFS)

Mal acabou a keynote de abertura da WWDC 2016 e já temos as primeiras novidades “não-anunciadas” do dia.

Publicidade

Apple File System

Uma delas é um oferecimento das sessões para desenvolvedores do evento (elas têm nomes “falsos” até o fim da palestra principal e só então suas temáticas são reveladas): aparentemente, o macOS Sierra virá com um sistema de arquivos totalmente renovado e batizado de Apple File System (APFS).

A “Sessão 701”, denominada “Apresentando o Apple File System” (“Introducing Apple File System”), descreve o novo sistema como uma renovação (muito bem-vinda) do HFS+, o atual que é utilizado desde a origem do OS X (agora macOS), em 2001.

Publicidade

A descrição aponta ainda para um sistema mais flexível (tendo em mente todos os produtos da Maçã — do Apple Watch ao Mac Pro), otimizado para armazenamentos em flash/SSD e desenhado com criptografia como recurso primário. Estes são todos os detalhes da novidade até agora — não se sabe ainda, por exemplo, se o APFS é uma criação totalmente nova e original da Apple, ou se estamos falando de uma adaptação de um sistema de arquivos existente, como o ZFS (que muita gente estava esperando que fosse a opção adotada, aliás).

O novo sistema deverá ser bem mais explorado e destrinchado quando a sessão for realizada — amanhã, às 10 horas pelo horário de San Francisco (14 horas pelo horário de Brasília). Quem já deu uma olhada, entretanto, disse que a coisa está muito melhor, como John Siracusa, do Ars Technica:

Publicidade

O novo sistema de arquivos é real e é… espetacular?

Já está no ar uma página da Apple direcionada a desenvolvedores dando mais informações sobre o APFS. O sistema virá no macOS Sierra apenas como uma developer preview (prévia para desenvolvedores) e bastante limitada: nela, não será possível utilizar o sistema no disco de inicialização e nem será compatível com o Time Machine ou Fusion Drives. A versão final do APFS chegará somente em 2017.

A página também detalha várias das funcionalidades do novo sistema relacionadas a compatibilidade, criptografia, velocidade de operação e proteção contra erros. Se você é da área, é bastante recomendável dar uma olhada.

[via Ars Technica]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativos nativos finalmente poderão ser deletados no iOS 10!

Próx. Post

Vídeos da keynote de hoje já estão disponíveis no canal da Apple no YouTube e na iTunes Store [atualizado]

Posts Relacionados