O melhor pedaço da Maçã.

Apple não exige mais que jogos para a Apple TV sejam compatíveis com o Siri Remote

Quando a Apple TV de quarta geração foi lançada — junto do tvOS e da sua loja de aplicativos —, muito pensaram que o cenário de jogos decolaria na plataforma de TV da Maçã. O tempo passou e o que vimos foram alguns lançamentos de games, sim, mas nada na linha do que foi imaginado — a maioria dos jogos que vemos são aqueles casuais, que também estão muito presentes no iOS. Arrisco a dizer que uma regra da Apple foi a grande responsável por este cenário: a necessidade de se criar jogos compatíveis com o Siri Remote.

Publicidade

O novo controle da Apple TV é legal, mas está longe de ser um acessórios capaz de trazer uma experiência digna para gamers. Em jogos casuais, como o famoso Crossy Road, tudo funciona a contento; mas quando partimos para algo mais “elaborado”, simplesmente não dá.

A Apple reconheceu isso e, agora, com a apresentação do tvOS 10, resolveu mudar essa regra.

Controle SteelSeries Nimbus

No Guia de Programação de Controles para Jogos (Game Controller Programming Guide), a empresa deixou claro que desenvolvedores podem criar jogos os quais requerem apenas controles MFi, acabando com a necessidade de eles serem criados também com o Siri Remote em mente. Obviamente a Apple pede para que o controle que acompanha as Apple TVs seja levado em consideração quando possível, porém a obrigatoriedade acabou.

Publicidade

Boa notícia para os gamers que apostavam na set-top box da Maçã; resta saber se a comunidade de jogos agora abraçará, de fato, a Apple TV.

·   ·   ·

Publicidade

Em uma nota relacionada, vale comentar algo aqui que ganhou um rápido destaque na apresentação da WWDC 2016, mas que é uma ótima notícia para donos da Apple TV de quarta geração. Falo do Apple TV Remote, que está em fase beta e disponível para desenvolvedores.

Eis o que a Apple fala sobre o aplicativo, nas notas de liberação:

O novo aplicativo Apple TV Remote é um grande companheiro para a Apple TV, oferecendo o melhor do Siri Remote. Com o Apple TV Remote, você nunca mais precisará deixar de lado o seu dispositivo iOS enquanto desfruta da Apple TV. Você também pode usar o aplicativo juntamente ao Siri Remote para competir em jogos multiplayer.

As características incluem:

  • Navegação na Apple TV por gestos de toque;
  • Pedir à Siri para encontrar algo legal para assistir, ouvir ou jogar;
  • Ditar textos, incluindo nomes de usuários e senhas;
  • Digitar textos com o teclado;
  • Jogar usando o acelerômetro e o giroscópio do seu dispositivo iOS;
  • Modo de jogo com controles de jogo simplificados, disponível, mantendo o seu dispositivo iOS em uma orientação horizontal;
  • Controlar o filme, o programa de TV ou a música que está sendo reproduzida na tela.

Resta saber se a Apple atualizará o atual app Remote (que também serve para controlar o iTunes) ou se estamos diante de um app totalmente novo.

[via Touch Arcade, 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira a lista dos apps que levaram os Apple Design Awards deste ano

Próx. Post

★ Claro up é um ótimo programa para quem quer ter um iPhone novo todo ano sem se preocupar!

Posts Relacionados