Não há dúvidas de que a Apple está levando cada vez mais a sério sua solução de automação doméstica. A grande quantidade de novos recursos para o HomeKit anunciados anteontem na WWDC 2016, são prova disso; mas e se eu disser que tem ainda mais coisa que não falaram na keynote?
Por exemplo, a conferência conferiu ainda mais importância à nova Apple TV ao fazer dela o hub1O ponto central, onde todos os dispositivos se conectam para funcionarem a contento. do HomeKit. O que Craig Federighi e sua turma não disseram, entretanto, é que você não precisa ficar triste se não tiver uma Apple TV dando sopa na sua casa: um iPad poderá servir à mesma função de Home Hub, se assim desejares.
Claro que isso vem com algumas desvantagens: para funcionar como hub, o iPad deverá estar permanentemente conectado à rede Wi-Fi da casa e, da mesma forma, sempre conectado à energia. Faz sentido, obviamente: um aparelho que não estivesse perpetuamente ligado e conectado à rede doméstica não poderia controlar a contento todos os dispositivos do HomeKit — até por isso a Apple TV de fato é a escolha ideal de hub.
De qualquer forma, que bom que a Apple pensou naqueles que não podem/não querem ter a set-top box e adicionou essa possibilidade — a Maçã inclusive declarou ao SlashGear que a intenção da manobra é justamente essa: facilitar o acesso ao HomeKit nos países onde a Apple TV ainda nem está disponível, como a China.
[via AppleInsider]
Notas de rodapé
- 1O ponto central, onde todos os dispositivos se conectam para funcionarem a contento.