O melhor pedaço da Maçã.

Referências ao “Modo Escuro” (“Dark Mode”) são encontradas na primeira versão beta do iOS 10 [atualizado]

Muitos usuários de iPads e iPhones/iPods touch estavam torcendo para que a Apple apresentasse o Modo Escuro (Dark Mode) como uma das novidades do iOS 10. Para quem não sabe, o sistema operacional desktop da Maçã conta com uma opção que deixa o visual como um todo (Dock e os menus)… escuros!

Publicidade

Modo Escuro no El Capitan

Durante a apresentação da WWDC 2016, nada sobre o recurso foi comentado. Isso não quer dizer, porém, que ele não “exista” ou que não esteja nos planos da Apple.

Publicidade

A prova disso é que o desenvolvedor Andy Wiik encontrou referências do tal Modo Escuro dentro do ChatKit (do app Mensagens), na primeira versão beta do iOS 10. Ele então fez algumas modificações e conseguiu rodar o app com o tema escuro utilizando o CKUIThemeLight e mostrou sua façanha utilizando o simulador.

Ja o pessoal do Mac Aficionados conseguiu achar referências nos apps iBooks (ele conta com um modo escuro que foi lançado no iOS 8; apesar disso, eles afirmam que o tom escuro está mais espalhado e integrado ao app como um todo) e Safari (o Modo Navegação Privada no Safari é, sim, escuro; porém repare que na imagem do tweet até mesmo o fundo do recurso que facilita a leitura de textos na web está escuro, algo que não acontece atualmente). Já os apps Relógio e iTunes Store, ao menos para mim, não há muita diferença da versão atual deles — no caso do relógio, do app apresentado no iOS 10.

Em um post no Reddit, Wiik mencionou que a Apple implementou o recurso mas que ele simplesmente não está disponível para nós (usuários) ainda. Ele — e todos nós — torce para que isso não seja um recurso exclusivo do “iPhone 7”.

[via iDownloadBlog, 9to5Mac]

Atualização, por Rafael Fischmann · 20/06/2016 às 09:10

Wiik também conseguiu ativar o Modo Escuro no app Ajustes (Settings), dando ainda mais peso ao rumor:

Publicidade

Lembrando que isso tudo pode ser apenas algo experimental (e não destinado a lançamento público, de fato) ou, sendo para valer, pode chegar tanto já no iOS 10 quanto num futuro update menor ou até mesmo só lá para o iOS 11.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E já chegamos ao nosso segundo grande compilado de screenshots da primeira beta do iOS 10!

Próx. Post

Por suas contribuições ao design, Jonathan Ive recebe título honorário da Universidade de Cambridge

Posts Relacionados