Quem já recebeu visitas com criança ou precisa cuidar de uma diariamente sabe o quanto a tecnologia está presente na vida dos pequenos, seja no computador, na TV, no tablet ou em smartphones. A quantidade de vezes que eu já ouvi “olha que inteligente, já sabe até procurar vídeos no YouTube” não está no gibi!
O Ministério fictício da Saúde adverte: não é aconselhável deixar as crianças assistindo à porca malcriada Peppa Pig a vida inteira! 😝
Se pesquisarmos, veremos que dentre os vídeos mais vistos do YouTube estão os de crianças. Por isso, o Google não perdeu a oportunidade e lançou o YouTube Kids.
O aplicativo, que pode ser baixado para Android e para iOS, reúne vídeos infantis que podem ser filtrados de acordo com a idade da criança (2 a 8 anos). O app é dividido em cinco categorias: “Recomendados” (aparece depois de assistir a alguns vídeos), “Séries” (episódios inteiros de diversos programas), “Música”, “Aprender” e “Explorar”.
Dentre as configurações que os adultos podem ajustar está a opção de permitir uma barra de pesquisa ou não — se você optar por não, aparecerão somente os vídeos da página inicial (os recomendados); se permitir, a criança poderá pesquisar diversos termos, inclusive por voz.
Por ser um app voltado ao público infantil, os conteúdos impróprios para menores estão bloqueados. Entretanto, é possível que a criança ache algo que não seja voltado necessariamente para o seu público (por exemplo, procurei por alguns YouTubers e apareceram normalmente; ainda que os mais famosos e “boca-suja” não apareceram, o que é ótimo). Neste caso, é possível ao adulto denunciar como conteúdo impróprio — isso, porém, não bloqueará o conteúdo ali, na hora. Assim como os vídeos do aplicativo original, este também mostra anúncios de tempos em tempos. Apesar de ser um pouco chato por expor suas crianças, as propagandas não são tocáveis nem têm conteúdo explícito.
Desde que foi disponibilizado, o app já foi baixado mais de 10 milhões de vezes e, apesar da sua proposta mais simples, é inevitável compará-lo com grandes apps infantis mais robustos como o famigerado PlayKids, que conta com diferenciais como vídeos offline, outros tipos de conteúdo e mais1O app ganhou até mesmo destaque na nova página brasileira da Siri..
O YouTube Kids foi lançado — pasmem as senhoras e os senhores — no início de 2015 e somente agora (fim de junho) foi lançado aqui em nosso país tropical. Nele, crianças poderão desfrutar dos episódios de desenhos dublados e produções brasileiras como a nossa “Galinha Pintadinha”, “Patati Patatá”, “Turma da Mônica”, entre outras. 😉
Notas de rodapé
- 1O app ganhou até mesmo destaque na nova página brasileira da Siri.