O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Nos EUA: usuários poderão sacar dinheiro em caixas eletrônicos sem cartão, usando apenas o Touch ID

Os pagamentos através do smartphone são, sem dúvidas, o futuro das transações comerciais básicas. Entretanto, antes dessa substituição completa de dinheiro físico (notas, cartões) temos ainda um longo caminho pela frente — caminho este no qual teremos que, inevitavelmente, andar com um pouco de dinheiro conosco para quaisquer eventualidades. E, para isso, nada melhor que recorrer aos ubíquos caixas eletrônicos.

Publicidade

Para simplificar a vida das pessoas e dar um pouco mais de segurança a este processo, a FIS1 e a Payment Alliance International2 anunciaram hoje que mais de 70 mil caixas eletrônicos dos Estados Unidos em breve terão a capacidade de fornecer saques aos usuários sem qualquer tipo de cartão — utilizando apenas o Touch ID dos seus iPhones.

Apple Pay em caixas eletrônicos

O processo ocorrerá, surpreendentemente, sem o intermédio do Apple Pay. Em vez disso, o sistema se baseia em códigos QR que são exibidos na tela dos caixas e num app para o iPhone que escaneia esses códigos e pede a digital do usuário, liberando assim a quantia solicitada. Segundo a FIS, todo o processo leva menos de 10 segundos e o usuário recebe um recibo digital no smartphone após a conclusão.

Publicidade

·   ·   ·

Enquanto isso, há algumas semanas, o Bank of America começou a liberar em algumas regiões dos EUA a possibilidade de sacar dinheiro dos seus caixas eletrônicos usando o Apple Pay. A diferença aqui, claro, é que o recurso se restringe aos usuários de um banco específico e, neste caso, usa o sistema de pagamentos da Maçã.

Vários caixas eletrônicos do BoA já estão sendo equipados com um leitor de NFC3 para suporte ao recurso, e a coisa funciona de uma forma bem simples: o usuário toca na opção “NFC” na tela do caixa, encosta o aparelho no leitor, autentica a digital no Touch ID, digita a senha pessoal (sim, são dois níveis de segurança) e pode escolher o valor a ser sacado.

As duas novidades acima vão, sem sombra de dúvidas, contribuir muito para a morte do cartão de plástico — um dispositivo cuja segurança deixa a desejar.

Publicidade

Resta saber, agora, quando essas novidades vão chegar por aqui. É certo que já temos algumas opções de saque sem cartão (o BB tem o Saque Sem e o Itaú tem o Saque Biométrico, por exemplo), mas uma integração com serviços de pagamento digital seria muito bem-vinda em termos de segurança e praticidade. Claro que, para isso, o Apple Pay teria que efetivamente chegar aqui primeiro, o que aparentemente não vai acontecer tão cedo — ao contrário de um certo concorrente. Mas esperemos…

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Família de iPods

iPods caem de preço no Brasil; confira os novos valores!

Próximo Artigo
Sizer

Ofertas do dia na App Store: Sizer, KORG, Mika's Treasure 2, Pro Paint e mais!

Posts Relacionados