Os pagamentos através do smartphone são, sem dúvidas, o futuro das transações comerciais básicas. Entretanto, antes dessa substituição completa de dinheiro físico (notas, cartões) temos ainda um longo caminho pela frente — caminho este no qual teremos que, inevitavelmente, andar com um pouco de dinheiro conosco para quaisquer eventualidades. E, para isso, nada melhor que recorrer aos ubíquos caixas eletrônicos.
Para simplificar a vida das pessoas e dar um pouco mais de segurança a este processo, a FIS1 e a Payment Alliance International2 anunciaram hoje que mais de 70 mil caixas eletrônicos dos Estados Unidos em breve terão a capacidade de fornecer saques aos usuários sem qualquer tipo de cartão — utilizando apenas o Touch ID dos seus iPhones.
O processo ocorrerá, surpreendentemente, sem o intermédio do Apple Pay. Em vez disso, o sistema se baseia em códigos QR que são exibidos na tela dos caixas e num app para o iPhone que escaneia esses códigos e pede a digital do usuário, liberando assim a quantia solicitada. Segundo a FIS, todo o processo leva menos de 10 segundos e o usuário recebe um recibo digital no smartphone após a conclusão.
· · ·
Enquanto isso, há algumas semanas, o Bank of America começou a liberar em algumas regiões dos EUA a possibilidade de sacar dinheiro dos seus caixas eletrônicos usando o Apple Pay. A diferença aqui, claro, é que o recurso se restringe aos usuários de um banco específico e, neste caso, usa o sistema de pagamentos da Maçã.
Vários caixas eletrônicos do BoA já estão sendo equipados com um leitor de NFC3 para suporte ao recurso, e a coisa funciona de uma forma bem simples: o usuário toca na opção “NFC” na tela do caixa, encosta o aparelho no leitor, autentica a digital no Touch ID, digita a senha pessoal (sim, são dois níveis de segurança) e pode escolher o valor a ser sacado.
As duas novidades acima vão, sem sombra de dúvidas, contribuir muito para a morte do cartão de plástico — um dispositivo cuja segurança deixa a desejar.
Resta saber, agora, quando essas novidades vão chegar por aqui. É certo que já temos algumas opções de saque sem cartão (o BB tem o Saque Sem e o Itaú tem o Saque Biométrico, por exemplo), mas uma integração com serviços de pagamento digital seria muito bem-vinda em termos de segurança e praticidade. Claro que, para isso, o Apple Pay teria que efetivamente chegar aqui primeiro, o que aparentemente não vai acontecer tão cedo — ao contrário de um certo concorrente. Mas esperemos…
[via 9to5Mac]