O melhor pedaço da Maçã.

Em meio a golpe militar, presidente da Turquia é entrevistado via FaceTime

Se você acha que somente o Brasil tem problemas políticos sérios, a Turquia está aí para nos mostrar o contrário. O país está vivendo um golpe militar, levando o povo a se levantar em diversas partes do país para literalmente batalhar para recuperar o poder.

Publicidade

No meio de tanto caos, uma coisa em particular chamou a atenção da mídia: o presidente do país, Recep Tayyip Erdoğan, concedeu uma entrevista ao vivo via FaceTime.

Como conta uma matéria da CNN, os militares anunciaram que “a administração política perdeu toda a sua legitimidade e foi forçada a renunciar” e que fizeram isso para restaurar a democracia e os direitos humanos. Por isso, o presidente apareceu não presencialmente, mas via FaceTime, para dizer que ainda se encontra no controle do país. O New York Times passou para o inglês alguns trechos da conversa.

Publicidade

Não existe poder maior do que o poder das pessoas. Deixem eles fazerem o que quiserem em praças públicas e aeroportos. Vão para as ruas e deem a eles uma resposta.

Com toda certeza, a tecnologia é uma grande aliada quando se trata de reunir pessoas em um mesmo propósito. Por isso, parece que as redes sociais podem acabar se tornando uma “ameaça” para quem quer impedir pessoas de se juntarem. O Recode chamou a atenção para o fato de diversas redes como Facebook, Twitter e até YouTube parecerem estar fora do ar no país.

Nós não temos nenhuma razão para pensar que fomos totalmente bloqueados na #Turquia, mas suspeitamos que há uma lentidão proposital do nosso tráfego no país.

Erdoğan tem trabalhado para chegar a cada vez mais pessoas no país com um discurso conservador e religioso. Ele mesmo já tentou bloquear diversas vezes o acesso a essas redes sociais.

Publicidade

O país é aliado dos Estados Unidos e tem cultivado uma relação de proximidade com a Apple: em 2013, comprou mais de US$3 bilhões em iPads para uso no governo e em educação, e já foram inauguradas por lá duas Apple Retail Stores (uma delas premiada, inclusive), com previsão de mais uma ser aberta ainda este ano.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steinberg lança app gratuito com um metrônomo preciso para iOS

Próx. Post

↳ Baterias de grafeno podem ser recarregadas em 15 minutos

Posts Relacionados